/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Anitta é indicada na categoria revelação do Grammy 2023, que ocorre neste domingo

Veículos internacionais apontam Anitta como uma das concorrentes mais fortes

Por G1 AL 05/02/2023 14h02 - Atualizado em 05/02/2023 15h03
Anitta indicada a revelação do Grammy - Foto: Reprodução/Instagram

A cerimônia do Grammy 2023 acontece neste domingo (4). Anitta concorre a um dos principais prêmios da noite, o de artista revelação. Beyoncé pode superar o recorde do maestro Georg Solti e se tornar a maior vencedora da história do Grammy.

Que horas é o Grammy 2023 e como assistir?

No Brasil, a premiação será transmitida a partir das 22 horas (no horário de Brasília) pelo canal TNT e, em streaming, no HBO Max.

O 65º Grammy Awards será entregue em Los Angeles, nos EUA, na Crypto.com Arena. O comediante sul-africano Trevor Noah vai apresentar a cerimônia pela terceira vez.

Quem são os concorrentes de Anitta?

Ela concorre ao prêmio com outros nove indicados. São eles:
Omar Apollo: cantor de pop e r&b, que chamou a atenção com seu álbum de estreia, "Ivory, lançado em 2022;

Domi & JD Beck: dupla de jazz formada em 2018, com músicas virais no TikTok;

Samara Joy: outra aposta do jazz, que lançou o álbum de estreia em 2021;

Latto: rapper que bombou com o hit "Bitch from da souf", de 2020;

Måneskin: aquela banda que todo mundo ouviu com a versão mais chiclete de "Beggin";

Muni Long: americana que já bombava como compositora, e se destacou como cantora com o álbum "Public displays of affection", de 2022;

Tobe Nwigwe: artista que viralizou nas redes nos últimos anos fazendo rap com a mulher e os filhos;

Molly Tuttle: cantora que chamou a atenção fazendo música inspirada nas raízes norte-americanas;

Wet Leg: as novas caras do rock alternativo britânico.

Qual é a chance de Anitta?

A brasileira é considerada uma concorrente forte. Ela é apontada entre as favoritas por alguns veículos internacionais que fizeram apostas sobre a premiação. A variedade da lista mostra como o resultado é imprevisível:

A revista "Billboard", maior referência da música pop dos EUA, diz que a brasileira está entre os quatro favoritos ao prêmio, junto com Latto, Måneskin e Muni Long, diz que a ganhadora mais provável é Latto.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

A revista "Time" aponta duas favoritas: Anitta e Latto.
Os jornalistas da agência AP apostam em Anitta e Tobe Nwigwe.
A revista "Entertainment Weekly" diz que os concorrentes mais fortes são Latto e Måneskin.
O jornal "The Guardian" aposta em Latto.
O jornal "Los Angeles Times" diz que Molly Tuttle deve ganhar.
O site "Vulture", da revista "New York", prevê vitória do Wet Leg.
O site "Pitchfork" diz que o vencedor deve ser Omar Apollo.

Os jornais "USA Today" e "The Independent" apostam no Måneskin.

Quem são os artistas mais indicados ao Grammy 2023?

Beyoncé lidera com nove indicações. Ela foi indicada inclusive em três dos prêmios principais, de melhor álbum, melhor canção e melhor gravação.

No total da carreira, Beyoncé tem 88 indicações, a mesma marca do marido, Jay-Z. Os dois são recordistas de indicações história do prêmio. O rapper concorre em três categorias em 2023.

Beyoncé é a mulher que mais ganhou Grammys na história: 28. Ela está empatada em número de prêmios com o produtor Quincy Jones, e só fica atrás do maestro Georg Solti, com 31. Se ela ganhar ao menos 4 prêmios neste ano, vai superar o recorde histórico.

Bad Bunny
Brandi Carlile
Harry Styles
Kacey Musgraves, Sheryl Crow, Mick Fleetwood, Bonnie Raitt, Quavo e Maverick City Music
Lizzo
Luke Combs
Mary J. Blige
Sam Smith e Kim Petras
Steve Lacy
Stevie Wonder, Smokey Robinson e Chris Stapleton
LL Cool J, Questlove, The Roots, Big Boi, Busta Rhymes with Spliff Star, De La Soul, DJ Drama, DJ Jazzy Jeff, Missy Elliott, Future, GloRilla, Grandmaster Flash, Grandmaster Mele Mel and Scorpio/Ethiopian King, Ice-T, Lil Baby, Lil Wayne, The Lox, Method Man, Nelly, Public Enemy, Queen Latifah, Rahiem, Rakim, Run-DMC, Salt-N-Pepa and DJ Spinderella, Scarface, Swizz Beatz, Too $hort (50 anos de hip hop)
DJ Khaled, , Jay-Z, Lil Wayne, Rick Ross, John Legend, Fridayy

Se Anitta ganhar, será uma vitória inédita do Brasil?

Na categoria de artista revelação, sim. Quatro outros brasileiros já foram indicados, mas nenhum ganhou: Astrud Gilberto e Tom Jobim (1965), Eumir Deodato (1974) e Morris Albert (1976).

Mas diversos outros brasileiros já foram indicados e ganharam Grammys. O auge foi 1965, quando o Brasil venceu duas das quatro principais categorias: gravação do ano ("The Girl from Ipanema", com Astrud Gilberto e Stan Getz), e álbum do ano ("Getz/Gilberto", com João Gilberto e Stan Getz).

Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Eliane Elias estão entre os vários brasileiros que já venceram em outras categorias nos anos seguintes (nenhuma dessas vitórias foi nas 4 categorias principais do Grammy, de álbum, gravação, canção e revelação).

Em 2023, a brasileira Flora Purim também concorre na categoria "Melhor Álbum Latino de Jazz" com o projeto "If You Will".

Por que Anitta é indicada na categoria de revelação?

Entre os concorrentes, Anitta é uma das que têm a carreira mais longa. Apesar disso, é natural que ela seja considerada uma artista revelação pela Academia de Gravação dos Estados Unidos, associação responsável pela organização do Grammy.

Isso porque foi só com a explosão global de “Envolver”, no primeiro semestre de 2022, que a brasileira ganhou visibilidade de verdade no cenário pop internacional. A música fez história ao chegar ao topo do ranking de mais ouvidas do Spotify no mundo. Também fez muita gente deitar no chão para tentar reproduzir a coreografia, no famoso "El paso de Anitta".

É claro que, para chegar lá, ela percorreu um longo caminho. Foram anos tentando emplacar na gringa. Anitta lançou dois álbuns nos EUA, "Kisses" (2019) e "Versions of me" (2022). Também gravou com J Balvin, Maluma, Snoop Dogg, Black Eyed Peas e até Madonna.

Além disso, em 2022, a cantora fez um show antológico no festival americano Coachella. A apresentação, cheia de referências ao Brasil, repercutiu muito e ajudou a levar o nome de Anitta até o Grammy.