/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Artista alagoano se destaca por meio da arte para colecionadores

Por Assessoria 23/03/2023 16h04
Arte - Foto: Reprodução

A manifestação contemporânea da arte através de produtos colecionáveis ganhou o mundo, surgindo ainda nos anos 90 através dos grafites que eram feitos em cartazes publicitários em ônibus nos Estados Unidos. A figura do grafiteiro Brian Donnelly, também conhecido como Kaws, se tornou referência para artistas que expõem seus talentos em “bonecos para adultos” ou somente Toy Art, fazendo com que a arte chegasse com grandiosidade no Brasil.

Em uma tela de três dimensões, é possível reunir conceitos da arte urbana mesclando design, grafite e moda em brinquedos feitos para decorar ou colecionar. Feito a mão e dirigido principalmente para o público acima dos 14 anos, o conceito despertou o interesse do artista Geraldo Lopes durante uma viagem por Nova York em 2019 ao descobrir lojas do segmento e conhecer artistas consagrados nos Estados Unidos.

Segundo o designer, foi durante a pandemia que se iniciou o desejo de tocar o projeto de construir uma marca voltada para a criação desses bonecos. “Nessa época eu comecei a pesquisar sobre o mundo dos toys arts e eu percebi que no Brasil esse nicho ainda estava no inicio. Foi a partir daí que eu tive a ideia de lançar a GeoToy e dar mais visibilidade ao conceito de toy art no país”, conta Geraldo Lopes.

Durante dois anos de trabalho, o artista já participou de exposições importantes no segmento, como a Playmobil Art Experience, que aconteceu em São Paulo no ano passado. O evento foi organizado pela Sunny Brinquedos, que convidou 13 artistas renomados em arte urbana e grafite no Brasil para compor a exposição de toy art em tamanho gigante.

“Nós aceitamos a ideia e customizamos um Playmobil em tamanho real. A exposição está rodando ainda o Brasil, nos principais shoppings da rede Iguatemi no país, sendo uma experiência única, como artista, participar de um evento gigante como esse”, destaca.

Além disso, Geraldo já fez criações para empresas como a Epson Brasil, Dryko Impermeabilizantes e Bontempo, contando também com parcerias como a da XFlow, entre outras empresas de lançamentos de cursos na internet.