Flamengo anuncia acordo com Luiz Araújo, primeiro reforço da era Sampaoli
O Flamengo anunciou acordo com Luiz Araújo, primeiro reforço contratado após a chegada de Jorge Sampaoli. O Rubro-Negro pagará 9 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões) por 100% dos direitos econômicos. Luiz, de 26 anos, assinará contrato válido de 1º de julho até o fim de dezembro de 2027.
Em declaração ao ge, o empresário de Luiz Araújo, Fernando Araújo, comemorou o desfecho positivo e destacou que seu jogador já estava no radar do Flamengo e de Jorge Sampaoli há algumas temporadas. A negociação já acontecia há algumas semanas.
- Nós permanecemos em contato durante, aproximadamente um mês, e existia o desejo do Luiz de voltar ao futebol brasileiro. O Flamengo nos procurou em outras oportunidades, mas as negociações não avançaram em outras épocas. Estamos felizes que tudo deu certo, era um desejo do Luiz atuar no Flamengo. O Sampaoli em outras duas outras oportunidades, por clubes diferentes, também nos procurou, isso foi um fator determinante na negociação - disse o empresário, da Trust Football.
Luiz Araújo subiu ao time profissional do São Paulo em 2016. Marcou nove gols pelo clube até ser vendido no ano seguinte ao Lille. Na França, foram 136 jogos, 73 como titular, com 18 gols marcados. À época, os franceses pagaram cerca de R$ 38 milhões pelo atacante.
Luiz Araújo foi campeão francês e da Supercopa da França na surpreendente temporada 2020/21 do Lille. Transferiu-se para o Atlanta United em 2021. Pela equipe norte-americana, são 60 jogos e 13 gols marcados.
O Atlanta também anunciou a negociação e, inclusive, informou que Luiz Araújo ficará no clube até o jogo do dia 24 de junho, contra New York Red Bulls.
- Contratamos Luiz há dois anos do campeão francês e o estamos enviando para o atual campeão da Copa Libertadores. Em última análise, esta foi uma oportunidade que se adequa bem a ambas as partes e nos dá tempo suficiente para planejar e avaliar, pois estaremos buscando ativamente reforços na janela de transferências de verão. Desejamos a Luiz boa sorte no Flamengo e em seus empreendimentos futuros - disse o vice-presidente e diretor técnico do Atlanta United, Carlos Bocanegra.