/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

VÍDEO. Integrantes das forças de segurança de AL participam de exercício simulado em ocorrências de alta complexidade

Por Redação 25/05/2023 22h10 - Atualizado em 25/05/2023 23h11
Capacitação visa preparar as polícias para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas. - Foto: Josival Meneses/Já é Notícia

Na manhã desta quinta-feira (25) a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Chefia Especial de Inteligência, deu continuidade à 7ª edição do Estágio de Plano de Defesa em Arapiraca, que tem como objetivo capacitar integrantes das forças de segurança em ocorrências de alta complexidade.

Nesta manhã o exercício simulado demonstrou alguns treinamentos em possíveis sequestros de gerentes de agências bancárias, contando com a participação de cerca de 60 pessoas de diversas entidades de Segurança Pública.

Além de Arapiraca, as atividades também foram desenvolvidas em Palmeira dos índios e São Miguel dos Campos. A capacitação visa preparar as polícias para uma resposta rápida e aceitável frente à ação de organizações criminosas.

“Arapiraca tem uma representatividade muito grande no cenário estadual, uma grande cidade, tem uma grande estrutura e, que, com certeza, merece receber esse investimento, esse tipo de treinamento, visando coibir; na verdade, dar um recado a toda sociedade alagoana de que Alagoas está preparada, está se preparando cada vez mais, pra lidar com esse tipo de ocorrência”, disse o major Raumário Santos, que é assessor de Inteligência da SSP.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

“Estamos envolvendo o aparato da Segurança Pública todo e, o 3° Batalhão, que é um batalhão sediado em Arapiraca, e é uma área muito grande - além da sede de Arapiraca, tem mais catorze municípios -, a nossa posição, de fato, ela é muito estratégica. Então, é preciso que a gente esteja sempre preparado, sempre instruído, que a nossa tropa esteja sempre com conhecimento, pra podermos atender, não só Arapiraca, mas a região toda”, explicou o major Marcos Ribeiro, subcomandante do 3° BPM.

Durante a tarde a atividade ocorreu na Prosegur, tendo como simulação a modalidade “Novo Cangaço”, que representa ataques a instituições financeiras nos quais as cidades são tomadas por bandos armados com o objetivo de cometer assaltos.

O estágio seguiu até a noite desta quinta-feira, tendo como encerramento uma simulação de ação de domínio de cidade, na Caixa Econômica, localizada na Avenida Rio Branco, no centro de Arapiraca.
A população pôde acompanhar de perto todas as atividades do dia, mantendo distanciamento das cenas onde ocorreram as simulações, por questões de segurança.