Técnico Luís Felipe Scolari é anunciado como novo técnico do Atlético-MG
O Atlético-MG oficializou Luiz Felipe Scolari, de 74 anos, como novo treinador do time. Ele assume a vaga do argentino Eduardo Coudet. Pentacampeão mundial com a Seleção, Scolari comunicou ao Athletico-PR a saída, no início da tarde desta sexta-feira. O contrato com o Galo vai até dezembro de 2024. Ele é aguardado nos próximos dias em Belo Horizonte e trará o auxiliar Carlos Pracidelli.
A contratação de Luiz Felipe Scolari provocou um desmanche na comissão técnica do Athletico-PR, que dispensou o técnico Paulo Turra e o auxiliar técnico Carlos Pracidelli, também nesta sexta-feira. No anúncio oficial, o Galo citou o perfil agregador do técnico, além também da possibilidade de rápida adaptação, uma vez que trabalhou com diversos profissionais que hoje estão no Atlético.
- Treinador experiente e carismático, Felipão sempre conquistou o respeito e a admiração dos atletas e demais profissionais dos clubes em que trabalhou - diz trecho da nota divulgada pelo clube.
Galo e Furacão disputam o primeiro lugar do Grupo G da Libertadores. Os dois times entram em campo, no dia 27, decidindo que vai se classificar à próxima fase da competição como líder da chave. O Atlético vai enfrentar o Libertad, no Paraguai, enquanto o Athletico-PR recebe o Alianza Lima, em Curitiba.
Felipão não era o Plano A do Atlético.
Com a recusa de Bruno Lage, o Galo voltou a observar o cenário nacional e agiu rápido. Felipão passou a ser a principal aposta. O treinador acumulou desgaste recente no Athletico-PR e decidiu buscar novos ares, aceitando voltar a treinar um time, mesmo após declarar que não pensava em comandar novamente uma equipe no país.
A negociação com o treinador foi rápida e começou após as conversas com Bruno Lage esfriarem. Luiz Felipe Scolari tem uma extensa história de títulos e bons trabalhos, com destaque para o pentacampeonato em 2002. Também teve passagens marcantes por Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro.
O último trabalho como treinador havia sido no Athletico-PR, clube em que trabalhou de maio a dezembro de 2022, perdendo a final da Libertadores para o Flamengo. Após a temporada, ele anunciou que deixaria de ser técnico. Assumiu, então, o cargo de diretor do Furacão, com Paulo Turra, seu ex-auxiliar, como comandante à beira do campo.
No entanto, a proposta do Atlético-MG mexeu com o profissional, que decidiu voltar a ser treinador. O Galo estava sem comandante desde o último domingo, quando anunciou a saída de Eduardo Coudet. O argentino causou irritação na diretoria ao criticar o elenco no vestiário após o empate contra o Bragantino, no sábado passado.
No Galo, Felipão voltará a trabalhar com o atacante Hulk. Os dois estiveram juntos na Seleção no fatídico 7 a 1, no Mineirão, na Copa de 2014.
O primeiro desafio do treinador será na próxima quarta-feira, dia 21 de junho, contra o Fluminense, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 21h30 (de Brasília).
Na Libertadores, Scolari terá o objetivo de confirmar a classificação do Galo às oitavas de final, no dia 27 de junho, contra o Libertad, no Paraguai. O Galo precisa de um empate para garantir a vaga no mata-mata.