/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

TRE volta a coletar biometria de eleitores em Alagoas

Por Assessoria 19/07/2023 16h04
TRE - Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informou que, a partir desta quarta-feira (19), os cartórios eleitorais espalhados por todo estado voltarão a coletar a biometria dos eleitores durante atendimento. A coleta foi suspensa em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

A paralização nas atividades de coleta da biometria prejudicou, principalmente, as pessoas que iam tirar o título de eleitor pela primeira vez. A biometria dá maior segurança no momento da votação e é importante para ajudar na identificação do alagoano.

Dos 2.325.656 eleitores aptos para votar em Alagoas, apenas 150.960 não tiveram a biometria coletada, o que representa 6.49% do total. O cadastramento biométrico foi iniciado em 2012, no estado alagoano.

As pessoas que já tiraram o título de eleitor em 2023 começaram a ter a sua biometria coletada (face e digital). “É importante destacar que só precisam coletar a biometria aqueles eleitores que fizeram o alistamento eleitoral de 2020 pra cá, quando a coleta ainda tava suspensa. Quem já tem todas as informações biométricas no cadastro eleitoral não precisa se preocupar pois os dados coletados não necessitam de alteração”, explicou o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, presidente do TRE/AL.

Os eleitores que agendaram uma consulta virtualmente têm 30 dias para comparecerem a um cartório eleitoral ou a um posto de atendimento para concluir o atendimento, que só é finalizado após a coleta ser realizada. Com a biometria, o eleitor pode acessar o aplicativo e-Título no smartphone.