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Patrocínio bem sucedido no desporto – o que é importante e quais são os bons exemplos?

24/07/2023 11h11 - Atualizado em 02/08/2023 13h01
unsplash - Foto: unsplash

O setor esportivo vem crescendo há anos. Hoje, já é possível vivenciar o esporte digitalmente. Cada vez mais jogos de e-sports estão conquistando o mercado. Como resultado desse enorme desenvolvimento, até mesmo eventos esportivos eletrônicos já estão ocorrendo.

Aqui fica claro que a variedade de eventos esportivos se tornou enorme. No entanto, para que esses eventos esportivos ocorram, os clubes e os atletas precisam de apoio financeiro, o que é melhor conseguido com a ajuda de patrocinadores.

Neste artigo, explicamos quais as oportunidades de patrocínio desportivo que são particularmente populares neste momento. Ao fazê-lo, também damos exemplos concretos. Aqui vamos mostrar como o fornecedor de cassino e apostas esportivas Winning.io utiliza a publicidade em direto durante os jogos.

Porque é que o patrocínio é uma situação vantajosa para ambas as partes?


O objetivo do patrocínio é arrecadar contribuições financeiras para um clube ou esportista. No entanto, isso não significa automaticamente que o patrocínio sempre envolve uma quantia em dinheiro.

O patrocínio é uma combinação de dar e receber. Entretanto, o patrocínio não deve ser entendido como um tipo de doação a uma associação. Para as empresas, o patrocínio é atraente principalmente porque geralmente está associado à publicidade.

Para as empresas, o patrocínio é um instrumento muito importante para seu próprio trabalho de relações-públicas. Além da publicidade, o patrocínio no setor esportivo também tem a função de ser um meio de comunicação.

Ao patrocinar clubes e equipes, as empresas têm a oportunidade de entrar em contato com outras empresas. Isso significa que muitos canais de comunicação diferentes podem ser usados.

O patrocínio desportivo torna possível o desporto profissional


O patrocínio desportivo é, de longe, o tipo mais importante de patrocínio atualmente. Essa é a área em que mais dinheiro é gerado. O patrocinador fornece recursos materiais ou financeiros a um clube, a uma equipe e a atletas individuais. O objetivo do patrocinador é aumentar seu próprio nível de reconhecimento.

Entretanto, o patrocínio esportivo também existe para eventos esportivos individuais. O efeito que pode ser alcançado aqui também é enorme. Esses esportes são patrocinados com frequência:

● Futebol
● Tênis
● Hóquei no gelo
● Fórmula 1
● Boxe

O patrocínio ocorre em diferentes níveis em clubes e equipes esportivas. Em primeiro lugar, a publicidade na camisa é particularmente conhecida. Muitas vezes, o patrocínio aproveita a oportunidade para fornecer roupas e equipamentos para a equipe.

Entre as empresas conhecidas que são uma parte importante dos patrocinadores aqui estão a BMW ou a AUDI. A BMW, por exemplo, é patrocinadora de um grande número de eventos de esportes eletrônicos.

Entretanto, não são apenas essas grandes empresas que estão entre os patrocinadores, mas também os fabricantes de bebidas que investem muito dinheiro em patrocínio. Os patrocinadores mais conhecidos nessa área são a Coca-Cola e a Red Bull.

O campo dos esportes eletrônicos continua a crescer. Acima de tudo, o patrocínio aumentou significativamente aqui. Sempre aparecem alguns grandes doadores nesse campo. Os esportes eletrônicos estão ganhando cada vez mais importância e, portanto, esses patrocinadores são encontrados principalmente nos eventos clássicos.

Publicidade em direto é o elemento mais importante do patrocínio desportivo


No sector amador, as medidas de patrocínio são por vezes mais comparáveis a donativos. Mas quanto mais profissional o desporto se torna, mais dinheiro os clubes podem gerar.

A certa altura, o alcance que os clubes e os eventos geram é interessante para as empresas comercializarem os seus produtos e serviços. Especialmente durante os jogos, existem inúmeras oportunidades de marketing para as empresas interessadas.

Existem inúmeros exemplos de campanhas publicitárias bem sucedidas em direto durante eventos desportivos:

Publicidade na Super Bowl


Durante a Super Bowl, um spot publicitário custa vários milhões de dólares americanos. Este preço pode ser alcançado porque não são apenas os espectadores no estádio que assistem ao jogo, mas também vários milhões de pessoas na televisão ou em direto. Acima de tudo, as marcas que apelam a um público alargado beneficiam deste facto. No passado, a Pringles, a Budweiser e a Rakuten, por exemplo, fizeram publicidade na Super Bowl.

Publicidade em direto nos jogos


Durante as transmissões de eventos desportivos, há frequentemente anúncios que só os espectadores da televisão vêem. Estes incluem anúncios pouco antes ou depois dos jogos ou mesmo formatos especiais em que a imagem se divide e é mostrada uma mensagem publicitária do patrocinador. Este formato tem sido frequentemente utilizado pelo fornecedor winning.io, entre outros.

No entanto, também não deve ser subestimado o facto de os painéis publicitários e as camisolas também poderem ser vistos na televisão, que se encontra no estádio. Muitas mensagens publicitárias também são frequentemente integradas aqui.

Publicidade através da colocação de produtos


Mesmo sem recorrer a publicidade intrusiva e direta, algumas empresas querem aumentar a sua perceção. Para o efeito, recorrem à colocação de produtos escondidos. Isto é conseguido, por exemplo, pelo treinador que bebe de uma garrafa de Coca-Cola numa conferência de imprensa após o jogo. Assim, inúmeros espectadores vê-lo-ão a beber da garrafa, o que pode ajudar a marca a ganhar mais notoriedade.

Sugestão para os clubes: Como encontrar patrocinadores?


Seja nas notícias ou ao vivo no local de um evento, os patrocinadores estão em toda parte. Encontrar patrocinadores é uma tarefa adicional extremamente importante quando se trata de patrocínio. Os clubes esportivos não podem simplesmente esperar que os patrocinadores tomem conhecimento deles. Portanto, a busca por patrocinadores é absolutamente necessária.

Todos aqueles que estão procurando patrocinadores devem primeiro pensar no tipo de patrocinador que desejam ser. Isso se aplica tanto ao campo do comércio eletrônico quanto ao do marketing eletrônico. Isso se aplica tanto ao campo dos e-sports quanto ao dos esportes convencionais. Mas atrair patrocinadores não é tudo, porque, ao mesmo tempo você também precisa pensar no que pode oferecer a eles em troca.

O fato é que o patrocínio oferece muitas vantagens porque pode simplesmente fortalecer sua própria marca e também aumentar seu alcance. Para as empresas, o patrocínio significa uma grande melhoria na conscientização e, para os patrocinados, significa o apoio financeiro ideal.