/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Tribunal Regional do Trabalho, Bombeiros e Equatorial realizam simulado com evacuação e resgate

Evento marca o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e visa incentivar a cultura da prevenção para diminuir acidentes

Por Ascom TRT-19 25/07/2023 10h10
Simulação de acidente - Foto: Assessoria

Para marcar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Programa Regional Trabalho Seguro do Tribunal Regional da 19ª Região (AL), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Alagoas e a empresa Equatorial Alagoas, realizará um simulado com evacuação de área e resgate de vítima de queda em altura, na próxima quinta-feira (27).

A iniciativa visa à conscientização dos trabalhadores, quanto à prevenção aos acidentes de trabalho e como eles devem proceder quando acontecer essa situação. O simulado está marcado para começar às 10h, na sede da Equatorial, localizada na Avenida Fernandes Lima, 3349, no bairro Gruta de Lourdes.

Segundo o gestor regional do Programa Trabalho Seguro do TRT-19, juiz Alan Esteves, a Justiça do Trabalho tem empenhado esforços no sentido de levar conhecimentos às classes trabalhadoras e empresariais. “Acredito que informação pode gerar mudanças comportamentais, e essas são capazes de transformar nosso atual cenário nacional de ser um dos países com maior
número de trabalhadores formais acidentados, e com o maior número de mortes decorrentes desses acidentes de trabalho, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho”, afirmou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

De acordo com a juíza Carolina Bertrand, gestora regional do Programa Trabalho Seguro, a cultura de prevenção e proteção deve ser reforçada sempre por todos. "Nossos maiores desafios continuam sendo a precaução e a prudência. É preciso que cada um faça sua parte, pois, num acidente de trabalho sofre a vítima, a família da vítima, com implicações emocionais e financeiras, além da

empresa que terá despesas e estará sujeita à responsabilização civil e até penal”, concluiu.

Para a Equatorial, segurança é um valor institucional e as práticas de prevenção de acidentes já fazem parte da rotina da empresa. “Diariamente nós temos ações de conscientização de nossos colaboradores quanto ao cumprimento dos procedimentos operacionais de segurança e uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva para proteger a vida de cada um”, disse Humberto Soares, presidente da Equatorial.

Números
Entre 2012 e 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes no país. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.

Somente no ano passado, foram 612,9 mil acidentes de trabalho, e 2.538 pessoas morreram enquanto exerciam suas funções, um aumento de 7% em relação a 2021. No ano passado, em Alagoas, foram contabilizados 3.395 acidentes de trabalho, sendo 15 mortes. Os números contabilizam apenas casos em empregos formais - ou seja, há uma subnotificação.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03

Trabalho Seguro
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, que visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

A iniciativa promove a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e busca se aproximar dos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento
de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.