Programa Viver Melhor atende famílias em vulnerabilidade social em arapiraca; assista
Buscando melhorar a qualidade de vida dos arapiraquenses o prefeito Luciano Barbosa criou, em sua terceira gestão,o "Programa Viver Melhor" Arapiraca. Voltado para atenção as comunidades em vulnerabilidade social da cidade o programa é coordenado pela ex-secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto.
Em entrevista ao Portal Já É Notícia, Ana Valéria Peixoto explicou como surgiu o programa e o objetivo do 'Viver Melhor'. "O objetivo é que Arapiraca se tornando centenária, - no ano que vem, em 2024 Arapiraca completa cem anos-, ela seja mais justa para todos", contou a coordenadora do programa, ressaltando que ele foi idealizado pelo prefeito.
"Hoje nós somo um programa de governança, ligado ao gabinete do prefeito, é um programa intersetorial, onde entramos em contato com todas as Secretarias do Município, que cada uma desenvolvo sua política pública específica, para as comunidades mais vulneráveis", contou.
A coordenadora do programa ressaltou que as comunidades atendidas pelo "Viver Melhor" foram escolhidas com base nos indicadores sociais: extrema pobreza, violência e deficit habitacional.
"Hoje nós temos 18 comunidades no município de Arapiraca que estão na zona de interesse social. Temos um bairro, dentro desse bairro, existe essa zona de interesse social - que estão ali invisíveis, essas pessoas invisíveis, e elas precisam que as políticas públicas cheguem até elas", completou Ana Valéria.
A coordenadora ainda frisou a importância que Luciano Barbosa dá para o Programa, para melhoria da qualidade de vida da população.
"O prefeito Luciano Barbosa teve essa brilhante ideia, e estratégia, de chegar à população e aqueles que mais precisam - tanto é que ele defende que Arapiraca seja uma cidade para todos. O prefeito Luciano Barbosa é um visionário, ele modifica a cidade, mas o modificar a cidade é para as pessoas. Hoje a gente esta aí com a ciclovia do trabalhador, o Lago Perucaba que foi todo revitalizado - ele pensa nesses espaços urbanos para as pessoas", disse, completando que foi a mesma proposta do prefeito -pensar nas pessoas, que ele criou o "Viver Melhor". "Para chegar aonde não estava chegando", explicou.
"A gente não tem sábado, não tem domingo, manhã, noite, é de acordo com a necessidade da comunidade. Se fazer um evento na comunidade é melhor domingo a noite, nós estamos lá. Se fazer o evento é sábado, nós estamos lá", finalizou a coordenadora ao falar que o Programa segue as necessidades das comunidades atendidas.
Assista a entrevista completa: