Manaus analisa notícia de infração contra Aparecidense por suposta escalação irregular na Série C
O rebaixamento do Manaus à Série C pode ter novos contornos nos próximos dias. A diretoria do clube deve protocolar uma notícia de infração contra a Aparecidense no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de uma suposta escalação irregular do time goiano na 15ª rodada da Série C.
O departamento jurídico do Manaus analisa a infração e, em caso de punição a Aparecidense, o Esmeraldino pode escapar da queda no tribunal. O ge explica.
Na 14ª rodada da Série C, o lateral Matheus Leal, da Aparecidense, levou o terceiro amarelo na partida contra o Pouso Alegre e deveria cumprir suspensão na rodada 15, contra o Floresta, no dia 31 de julho, mas o nome dele consta na súmula do jogo entre os relacionados. Ele não chegou a entrar em campo.
Segundo artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a pena para a infração é a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição. Ou seja, a Aparecidense pode perder três pontos.
No inciso dois do mesmo artigo, ainda consta que o resultado da partida será mantido, mas a equipe infratora não teria os pontos registrados. Assim, o time goiano perderia mais um. Seriam quatro pontos perdidos.
Se o Manaus entrar com recurso e a punição acontecer, a Aparecidense, que terminou a primeira fase com 22 pontos, na 15ª posição, caíria para a 18º, com 18 pontos. O Manaus subiria para 16º e se manteria na Série C.
Mas é válido ressaltar que, no dia do jogo contra o Floresta, na arte de escalação divulgada pela Aparecidense, o nome de Matheus Leal não aparece nem entre os titulares e nem no banco de reservas.