Governo Lula anuncia auxílio de R$ 800 por desabrigado em municípios atingidos por ciclone
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), destacou nesta sexta-feira 8 que o governo federal está empenhado em mitigar os estragos causados pelo ciclone que deixou mais de 40 mortos no Sul do país. Ele anunciou o envio de recursos para ajudar na recuperação dos municípios atingidos.
“A partir de hoje, o governo está liberando R$ 800 por pessoa. Isso é para a prefeitura. O critério é por pessoa atingida de cada município, mas o dinheiro vai ser transferido para o município, para ajudar os municípios a atenderem as famílias desabrigadas”, afirmou.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil, o ciclone atingiu 85 municípios e deixou ao menos 46 pessoas desaparecidas. Cerca de 41 mortes foram confirmadas. As buscas entraram no seu quinto dia.
As medidas foram anunciadas após reunião entre ministros do governo Lula em Brasília, nesta sexta-feira 8. Entre as medidas está ainda o envio de kits com medicamentos para 15 mil pessoas, pelo Ministério da Saúde, e 20 mil cestas básicas. Cerca de 450 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica também foram disponibilizados para atuar no auxílio aos municípios.
Os primeiros kits com alimentos serão entregues neste domingo, durante a visita de Alckmin ao Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente, o Ministério das Comunicações “está trabalhando para que até o fim de hoje todos os municípios tenham sua comunicação restabelecida”.
Ao longo do dia, Alckmin deve ter mais reuniões para tratar sobre a crise. Agora, os ministérios envolvidos vão elaborar novas ações. Ao mesmo tempo, o governo aguarda o envio pelo governo do Rio Grande do Sul de uma lista de necessidades.
“Os dez ministérios estão levantando todas as demais medidas que serão necessárias e estamos recendo do governo do Rio Grande do Sul as necessidades que eles levantaram. No domingo na região serão anunciadas as demais medidas”, acrescentou o presidente em exercício.
Estado de calamidade
Na quarta-feira, Lula conversou por telefone com o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) sobre a crise no estado. Depois, os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) sobrevoaram as áreas castigadas pelo ciclone.
Além disso, o governo federal também reconheceu o estado de calamidade em 79 municípios do Rio Grande do Sul – a medida agiliza os repasses de recursos do governo para o atendimento às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais.
Pelas redes sociais, Lula – que está em viagem oficial a Índia, onde participa da cúpula do G-20 – reforçou os esforços do governo para ajudar no auxílio aos municípios.