/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Outubro: A 1ª Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema promove exibições de filmes e atividades culturais gratuitas no bairro do Jaraguá

Por redação com assessoria 27/09/2023 19h07
Mulheres no cinema - Foto: Assessoria

A 1ª Mostra Carambola de Mulheres no Cinema, que homenageia a cineasta Suzana Amaral e tem foco na produção audiovisual realizada por diretoras auto identificadas mulheres (e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero), chega em seu último mês de atividades.

Para encerrar a programação que vem acontecendo desde Setembro, a primeira edição da mostra, em parceria com o Sebrae AL, promoverá oficinas e masterclasses, gratuitas e com emissão de certificados, voltadas ao audiovisual entre os dias 10 e 13 de Outubro, no Sebrae LAB (Centro de Maceió) - saiba mais aqui.

No final de semana de 14 e 15 de Outubro, no Carambola LAB (Rua Sá e Albuquerque, 378), a programação promove exibições de filmes convidados e também os que integram as mostras competitivas: Mostra Algás de Cinema Ambiental, Mostra+ Brasil, Mostra+ Alagoas e Mostra+ Videoclipes. Além disso, serão realizados cortejos, festa e cerimônia de premiação no bairro do Jaraguá.

As ações são realizadas com patrocínio da Algás e da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (SECULT-AL) e apoio do Ibis Budget Maceió.

Oficinas e Masterclass no Sebrae LAB

➢ Oficina Sebrae - "Diálogos Criativos" com Renata Mizrahi: 10 a 12 de outubro, 08h-12h Renata Mizrahi é roteirista, dramaturga e diretora. No cinema ganhou prêmio de melhor roteiro no Festival de Triunfo pelo filme “Amores de Chumbo”. É autora do longa “Os Sapos", filme que ganhou o prêmio de melhor filme no Júri Oficial e Popular na categoria Work In Progress no FAM (Festival Audiovisual Mercosul) 2022. Autora do curta “Bodas'', premiado no Primeiro Festival Internacional de La Gent Gran de Barcelona 2019. Na TV escreveu para séries dos canais GNT, Multishow e Warner.

➢ Oficina Sebrae - "Ator em ação: pesquisa do movimento no set de cinema + produção de material" com Mariana Ruggiero: 10 a 13 de outubro, 14h-18h Mariana Ruggiero é atriz, sua estreia no cinema aconteceu no longa-metragem “Piedade" (2021), trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante na 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2020. Seus trabalhos mais recentes são: “No Mundo da Luna” (2022), série disponível na HBOMAX e “Olhar Indiscreto” (2023), na Netflix. Mariana também está na 2ª Temporada da série “Carcereiros” (Globoplay).

➢ Oficina Sebrae - "O Cinema como janela para a imaginação: criando universos autênticos e despertando sua voz criativa" com Nara Normande: 11 e 12 de outubro, 08h-12h e 14h-18h Nara Normande é diretora e alagoana, em 2011, dirigiu seu primeiro curta-metragem, a animação “Dia Estrelado” (Festival de Havana). Com Tião, dirigiu em 2014 “Sem Coração”, curta-metragem ganhador do prêmio Illy na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Em 2018, seu terceiro curta “Guaxuma”, ganhou mais de 70 prêmios em festivais como SXSW, Guadalajara, Ottawa AIFF e Gramado. Seu primeiro longa-metragem, “Sem Coração”, co-dirigido por Tião, estreou em setembro no Festival de Veneza.

➢ Masterclass Sebrae - “Anatomia de um curta: levando o cinema alagoano para o mundo” com Laís Santos Araújo: 11 de outubro, 18h30-21h Laís Santos Araújo é diretora e roteirista de Maceió (AL), fundadora da produtora Aguda Cinema. Foi premiada no Festival de Berlim (Berlinale), com seu curta-metragem "Infantaria" (2022), que recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo júri oficial. O curta "Infantaria" também foi qualificado ao Oscar após receber o Grand Prix no Festival de Curtas do Rio de Janeiro, e é, atualmente, finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

➢ Masterclass Sebrae - “Como utilizar a Inteligência Artificial para produção de conteúdo no Audiovisual” com Lyana Munt: 12 de outubro, 18h30-21h Lyana Munt é Relações Públicas, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, analista do Sebrae Alagoas, trabalha com Produção de Conteúdo para as mídias digitais.

➢ Masterclass Sebrae - “Do rascunho à tela” com Nara Normande: 13 de outubro, 18h30-21h 

Programação das Mostras Competitivas e exibições de filmes 

14 de Outubro (sábado) 

14h: Abertura do evento 

14h30: Exibição do vídeo manifesto “Que horas é reservado às mulheres gritarem?” 

15h: Mesa “O enclausuramento das personagens femininas e o direito à cidade” 

16h30: Mostra Algás de Cinema Ambiental - Corpo d’água - Subsidência

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

17h: Mostra+ Brasil
- Pressure (SP), de Che Marcheti
- Um tempo para mim (RS), de Paola Mallmann
- Firmina (SP), de Izah Neiva
- Arreda homem que chegou mulher (CE), de Renata Monte
- O ovo (BA), de Rayane Teles
- Lapso (MG), de Caroline Cavalcanti 18h35: Mostra+ Videoclipes
- Fake News (DF/SP), de Natália Pires e Maria Vitória Canesin
- Caixeira (MA), de Thais Lima
- Kumbayá (RN), de Babi Baracho
- Presente de Odoyá (AL), de Mary Alvez, Ana Carla Moraes e Alvandy Frazão 

19h: Debate com realizadoras

20h: Longa convidado: “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral 22h: Cortejo

22h30: Festa

15 de Outubro (domingo) 14h: Abertura do evento


14h30: Apresentação das atividades formativas 

14h45: Mostra Algás de Videoclipe com Celular 

15h: Mostra+ Brasil
- Infantaria (AL), de Laís Santos Araújo
- Mórula (RS), de Cristal Obelar e Gabriela Cunha
- Tá Fazendo Sabão (BA), de Ianca Oliveira
- De noite, na cama (PE), de Malu Rizzo
- O que os Machos Querem (PB), de Ana Dinniz
- Surreal (SP), de Joyce Prado 17h: Mostra+ Alagoas
- Ewé de Òsányin: o segredo das folhas (AL), de Pâmela Peregrino
- Impedimento (AL), de Renata Baracho
- Projeto de Doutorado.1 (AL), de Roseane Monteiro
- Um dia ela amanheceu assim (AL), de Ticiane Simões e Elizabeth Caldas
- Nós duas (AL), de Wéllima Kelly e Leandro Alves
- NAZO dia e noite Maria (AL), de Andréa Paiva 

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03

19h: Debate com realizadoras

20h: Exibição do vídeo manifesto “Que horas é reservado às mulheres gritarem?” 20h15: Cerimônia de premiação

21h: Encerramento

Acompanhe a 1ª Mostra Carambola de Mulheres no Cinema: Instagram | Carambola LAB Materiais gráficos e fotos

Sobre a 1a Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema

A Mostra Carambola de Mulheres+ no Cinema é um braço do Festival Carambola, o maior festival independente de música e artes de Alagoas, idealizado e produzido por mulheres desde 2017. Com foco na produção audiovisual realizada por diretoras autoidentificadas mulheres e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero (mulheres trans e cis, pessoas não binárias e homens trans), a primeira edição da Mostra levará exibições de filmes, intervenções artísticas, atividades formativas e atrações culturais ao bairro do Jaraguá, em Maceió/AL, durante os meses de setembro e outubro de 2023. As mostras competitivas serão realizadas de forma presencial, no Carambola Lab, nos dias 14 e 15 de outubro.