Conheça o StoryTold, a rede social criada para fãs de Anitta
"Meu exército é pesado, a gente tem poder", trecho do primeiro hit de Anitta, define bem a influência exercida pelos fãs da cantora.
Já reconhecidos pelas mobilizações impressionantes em premiações, como o Video Music Awards (VMA) 2023, agora, os chamados "Anitters" ganharam uma rede social só para eles, mas não é para qualquer fã.
Com direito à publicação de pequenos textos e fotos, a intenção do StoryTold é dar espaço para que os admiradores compartilhem sentimentos e organizem ações a favor da cantora, sem a interferência de "haters" - pessoas que propagam mensagens de ódio na internet.
A versão inaugural, lançada neste sábado (30), ainda passará por atualizações e, em breve, contará com uma sala para troca de mensagens privadas e um feed interativo.
"A ideia é organizar o fã clube e poder falar em um espaço seguro. A Anitta, ela sofre muito ‘hate’ e os fãs acabam se desgastando com isso", conta Vinícius Paulino de Souza, gerente de projetos da Assistência Virtual Empresarial de Soluções em Software (Avess), empresa desenvolvedora da rede social.
O StoryTold está disponível para aparelhos de sistema Android e será liberado para iOS nos próximos dias, de forma gratuita, mas contará com anúncios publicitários.
Apesar do pouco tempo de criação, a plataforma já conta com mais de 2 mil usuários, selecionados por meio de indicações de fã-clubes. Até o final de outubro, a expectativa é de que a rede social atinja a marca de 20 mil usuários. "É uma meta baixa e suficiente para que a rede se mantenha ativa", afirma o gerente.
Vinícius ainda explica que a estabilidade dos Anitters foi fundamental para a criação do projeto: "era preciso alguém capaz de manter a demanda de usuários ativos para fazer com que a aplicação não só funcionasse, mas, que também não falisse".
Selo 'Anitter'
Para evitar que haters usem o aplicativo, as pessoas interessadas em criar um perfil no Storytold devem preencher um formulário e passar por uma espécie de entrevista. A intenção é avaliar se o candidato realmente é um admirador da Anitta.
"As entrevistas são feitas por fãs que se voluntariaram (...) Algumas perguntas são: Há quanto tempo você é fã? Você já interagiu com ela? O histórico das redes também é analisado", conta Vinícius.
Após a aprovação, o usuário precisa estar de acordo com as políticas do aplicativo, só então poderá acessar à plataforma.
Investimento
A equipe da Avess afirmou ter investido mais de R$ 400 mil reais para desenvolver a primeira versão do aplicativo, que deve passar por atualizações nos próximos meses. Ainda segundo a empresa, o valor foi retirado do próprio caixa, sem a contribuição de investidores.
Com escritórios em Petrolina (PE) e Russas (CE), a empresa de assistência virtual atende pequenas empresas na Região Nordeste.
"Foi um desafio porque não fazíamos esse tipo de desenvolvimento de software (...) a gente focava mais em sistema de contabilidades e outros tipos (...) mas vimos que ele (StoryTold) era viável e que podemos usar em outros projetos", completou o gerente.