/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Vigilância Sanitária de Maceió alerta para golpe envolvendo nome do órgão

10/10/2023 15h03
VISA - Foto: Assessoria

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) divulgou, na tarde desta terça-feira (10), um alerta para um golpe que está sendo aplicado em estabelecimentos comerciais envolvendo o nome do órgão público. Nos últimos dias, comerciantes relataram que receberam uma ligação informando que o Alvará Sanitário do empreendimento estaria vencido, funcionando de maneira irregular e, por causa disso, estariam cobrando uma quantia em dinheiro para renovar a documentação que autoriza o funcionamento do local de acordo com o código sanitário municipal.

O chefe especial da Visa, Airton Santos, explica que o órgão não faz ligações para nenhum empresário e que é necessário que todos fiquem atentos a esse tipo de golpe. “Durante as inspeções ou em uma liberação de Alvará Sanitário, a Vigilância Sanitária de Maceió não liga para os empresários de forma alguma. Todo o processo para liberação de documentação é feito em nosso sistema, tudo de forma on-line ou presencialmente aqui na Vigilância. Mas, infelizmente, essas pessoas que estão ligando tentam convencer os empresários a regularizarem o Alvará Sanitário e, para isso, pedem dinheiro. Todos precisam ficar atentos a esse tipo de golpe, pois a Vigilância Sanitária é um órgão de credibilidade que atua de forma correta em prol da saúde pública de todos os maceioenses”, afirmou.

Como identificar os fiscais

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió não fazem abordagem por telefone, eles vão pessoalmente ao estabelecimento usando colete e crachá de identificação. Os verdadeiros fiscais são orientados a repassar informações a proprietários de estabelecimentos e funcionários sobre procedimentos que devem ser feitos para evitar riscos à saúde dos maceioenses.

Contato

Os estabelecimentos que receberem qualquer tipo de ligação suspeita podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para relatar o ocorrido ou esclarecer dúvidas sobre os procedimentos pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias.