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Onda de calor: consumidor deve comunicar aumento de carga à Equatorial

Por Assessoria 21/11/2023 16h04
Ação da Equatorial - Foto: Assessoria

Com a onda de calor que o país enfrenta, o consumo de energia com o uso de eletrodomésticos como ar-condicionado e ventilador tem aumentado de forma expressiva. Por isso é importante estar atento aos cuidados com a rede elétrica, e o primeiro passo a ser dado é comunicar à Equatorial possíveis aumento de carga, gerados pela aquisição de novos equipamentos em residências, pontos comerciais e indústrias.

Esta atitude ajuda a garantir a segurança no fornecimento de energia, porque um dos motivos que provocam oscilação ou interrupção de energia, curtos-circuitos e incêndios em domicílios e pontos comerciais é a sobrecarga. As principais causas dos incêndios gerados por eletricidade são excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada através de gambiarras, falta de manutenção na rede e instalações elétricas antigas.

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, alerta sobre a importância de os clientes informarem a Equatorial quando houver aumento de carga na unidade consumidora.

“Um exemplo é quando uma casa muda da classe de consumo residencial e passa a funcionar como um estabelecimento comercial, como uma pousada, mercadinho ou quando é registrado um aumento de consumo, apenas pelo aumento na quantidade de equipamentos que precisam de energia elétrica para funcionar”, explica.

Segundo o gerente, com a declaração de carga realizada da forma correta, a companhia de energia elétrica pode fazer o dimensionamento da rede elétrica de distribuição, como dos transformadores e dos cabos, para atender adequadamente a unidade consumidora, mantendo a qualidade da energia recebida e a segurança.

“A partir disso, a Equatorial disponibiliza o aumento na demanda de energia conforme a necessidade solicitada pelo cliente para que os equipamentos em uso recebam a carga adequada”, destaca. Carlos explica que em casos de aumento de carga também é necessário que o cliente faça ajustes nas instalações internas, com o objetivo de verificar se a rede interna está bem dimensionada para suportar o bom funcionamento dos aparelhos elétricos.

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A declaração de carga não gera alteração no valor cobrado na conta de luz, já que o valor da conta está associado a quantidade de energia elétrica consumida de acordo com a tarifa de energia elétrica, definida pela Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel), para cada unidade consumidora, conforme classificação (comercial, residencial, industrial), sendo a leitura do consumo realizada mensalmente.

“A declaração de carga é um fator que traz benefício para o cliente porque a partir da dessa informação, a Distribuidora poderá fornecer energia ao cliente de forma adequado ao seu consumo, sem prejudicar os demais clientes do local ou causar danos à rede elétrica”, afirma Morais.

Como informar à Equatorial a necessidade do aumento de carga?

A Equatorial orienta que comunicação deve ser feita nas agências de atendimento presencial da Distribuidora, localizadas nos 102 municípios alagoanos. Ao se dirigir até um posto de atendimento, o cliente deve ter em mãos seus documentos pessoais como CPF e RG e código da sua unidade consumidora e durante o atendimento ele irá declarar a necessidade do aumento/alteração de carga.

Números preocupantes

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 2022 registrou um aumento de 40% no número de incêndios por sobrecarga em relação ao ano de 2021 em todo o país. No primeiro semestre do ano passado foram registrados 441 incêndios e 33 mortes por sobrecarga, e ao final do ano já eram 874 acidentes e 55 mortes.

Já o primeiro semestre de 2023 registrou 421 incêndios, 20 a menos de o mesmo período de 2022. Mas essa queda não trouxe boas notícias, já que o número de mortes em 2023 foi maior em relação ao mesmo período de 2022, somando 35 óbitos.