Conselho Arbitral define modelo do Campeonato Alagoano para 2024
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) se reuniu com dirigentes dos oito times participantes do Campeonato Alagoano de 2024, na manhã desta quinta-feira, para discutir e aprovar a fórmula de disputa do estadual. O Conselho Arbitral foi realizado na Casa da Aposentadoria, em Penedo.
Os participantes do estadual em 2024 são: ASA, Coruripe, CRB, Cruzeiro-AL, CSA, CSE, Murici e Penedense, atual campeão da Segunda Divisão.
O estadual deve começar em 20 de janeiro e tem a final prevista para 06 de abril.
Presidente da Federação Alagoana de Futebol, Felipe Feijó falou sobre as expectativas para 2024 e o crescimento do Campeonato Alagoano como produto.
- As expectativas são as melhores possíveis, costumo dizer sempre e costumo fazer questão de reafirmar que o campeonato cresce a cada ano, se torna cada vez mais forte a cada ano e que a gente tem um campeonato muito jovem no final das contas, o Campeonato Alagoano como produto surgiu há pouco tempo. Então a gente vem fortalecendo isso, vem fortalecendo essa marca, conseguindo gerar mais recursos e fazendo um campeonato cada vez mais forte.
Formato do estadual 2024
A fórmula de disputa de 2023 foi mantida, com as oito equipes jogando entre si em um turno único na fase de classificação, depois semifinal e decisão. Após o término da primeira fase, o time com menor pontuação será rebaixado.
Luciano Sampaio, diretor de competições da FAF, deu mais detalhes sobre a disputa.
- O formato praticamente se mantém, é uma forma de disputa que já vem consolidada há alguns anos. No Alagoano da Série A são oito equipes, disputam a primeira fase com jogos só de ida, um total de sete rodadas, com a classificação de quatro equipes para as semifinais e o rebaixamento do 8º colocado para a Série B em 2025. As semifinais com jogos de ida e volta e os vencedores fazem a grande final também em jogos de ida e volta.
Vagas
Segundo o regulamento e os critérios atuais da CBF, o campeão alagoano tem vaga garantida na fase de grupos da Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. O vice-campeão fica também com uma vaga no mata-mata nacional. O terceiro colocado, na classificação geral, disputa uma vaga na Copa do Brasil com o vencedor da Copa Alagoas.
Além disso, a competição destina uma vaga na Série D para o melhor colocado que já não esteja disputando uma série do Brasileiro.
A fórmula
1ª Fase - Os oito times jogam entre si em turno único, com partidas só de ida. Quando terminar a primeira fase, os quatro melhores se classificam para a semifinal.
Rebaixamento - O último colocado da primeira fase cai para a Segunda Divisão.
Semifinal - Esta etapa terá um cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), com o primeiro e segundo colocados disputando o jogo de volta em casa. Se houver empate na soma dos dois jogos do mata-mata, a decisão da vaga será nos pênaltis.
Final - Será disputada em dois jogos, com a segunda a partida tendo como mandante a equipe que tiver a melhor pontuação em todas as etapas do Alagoano. Não há vantagem em caso de empate na soma dos dois resultados.
Caso a fase final termine em igualdade, o campeão será conhecido através da cobrança de pênaltis.
VAR
Ficou definido no arbitral que o recurso do árbitro de vídeo será utilizado apenas nas semifinais e finais do Campeonato Alagoano.