Detran Alagoas orienta sobre condutas adequadas no trânsito durante o feriado
Com o feriado do Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, celebrado na próxima sexta-feira (8), o número de condutores nas rodovias deve aumentar. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) orienta sobre as condutas adequadas para evitar sinistros e colisões.
Os condutores devem ficar atentos ao uso do cinto de segurança, do capacete, respeito à sinalização, regras de circulação e conduta, os limites de velocidade, a ultrapassagem proibida e mal planejada, não transitar em acostamentos, e ter cuidado para transportar animais em cintos apropriados. A revisão do veículo também é uma das principais recomendações, tendo em vista que a manutenção preventiva também traz segurança no trânsito.
Ana Buarque, especialista em trânsito e transporte do Detran, destacou que outro ponto importante é o número de pessoas no veículo. “A quantidade de pessoas que cabem no veículo é a quantidade de cintos que ele possui. Não é porque cabem quatro crianças no banco de trás que elas estão autorizadas a viajar assim”, explicou.
Outro alerta é sobre o respeito aos limites de velocidade, primordial para um trânsito seguro, onde o condutor deve estar atento para condições adversas de luz, do clima, da via e até do próprio carro.
A mistura de álcool e direção também deve ser levada a sério, apesar de muitos acharem que o consumo de bebida alcoólica não afetará a forma como conduzir o veículo. A especialista do Detran esclareceu que essa é uma combinação que nunca deu certo. “É bom que fique claro, porque existem muitos comentários dizendo que o Detran e os órgãos de trânsito proíbem que as pessoas não façam uso da bebida alcoólica, mas não é isso. Não proibimos as pessoas de beber, o que não pode é beber antes de dirigir. A partir do segundo ou terceiro copo, já interfere na mobilidade, na visão e no comportamento do condutor. Por isso, álcool e direção não devem andar juntos”, afirmou.
Além do condutor estar fisicamente e emocionalmente em estado de dirigir, ele também deve observar se a documentação está em dia, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do licenciamento e do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores). Caso o condutor tenha parcelado o IPVA, ele deve andar com o comprovante de pagamento da parcela. Andar com esse material irregular pode gerar infração e até a retenção do veículo.
“Antes de viajar, verifique os pneus, o nível de óleo, de água, do combustível, a parte elétrica, os cintos e o limpador de para-brisa. Já os motociclistas, devem verificar a validade do capacete, olhando o carimbo do Inmetro; a viseira tem que ser totalmente transparente e a cinta jugular precisa estar fechada, tanto para o condutor quanto para o passageiro, e as crianças só podem a partir dos dez anos. E faço um alerta a quem sofrer um sinistro em uma motocicleta: não tire o capacete, porque pode ocasionar uma lesão na região da cervical, então o recomendado é aguardar pelos socorristas do Samu, que estão habilitados a retirar o capacete de uma vítima”, esclareceu Ana Buarque.