/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Ministério da Saúde habilita 16 municípios alagoanos para reestruturação de serviços farmacêuticos com recursos federais

Por Redação 20/12/2023 19h07
Municípios poderão reestruturas serviços farmacêuticos - Foto: Ascom Prefeitura de Rubinéia/Imagem Ilustrativa

Nesta terça-feira (19), 16 municípios alagoanos foram selecionados pelo Ministério da Saúde e poderão reestruturar serviços farmacêuticos por meio do Programa de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS). 

As cidades são: Barra de São Miguel, Belém, Capela, Coqueiro Seco, Junqueiro, Maragogi, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Paripueira, Paulo Jacinto, Porto Calvo, Santa Luzia do Norte, São José da Laje, São Miguel dos Milagres e Teotônio Vilela.

Ao todo, 350 cidades brasileiras de baixo e médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) foram habilitadas e devem enviar um termo de adesão e compromisso ao Ministério da Saúde até o dia 24 de dezembro.

Cerca de R$ 20 milhões serão disponibilizados aos municípios para a compra de materiais de manutenção, mobília e equipamentos para estruturação das centrais de abastecimento farmacêutico e das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo o Ministério da Saúde, "a medida tem como objetivo qualificar o processo de dispensação dos medicamentos, além de garantir o acesso ao cidadão".

Com as adesões, 78 cidades passarão a fazer parte do programa em Alagoas.