Saúde leva prevenção aos maceioenses no segundo final de semana de prévias carnavalescas
Buscando garantir prevenção e promoção à saúde para os maceioenses, a Secretaria de Saúde de Maceió segue proporcionando ações de cuidado e assistência, neste segundo fim de semana de prévias carnavalescas na capital. Além de muita diversão, os foliões também podem contar com os serviços de saúde ofertados pelo órgão para que possam curtir a folia com segurança.
Nesta sexta-feira (2), o Bloco do Prazer - iniciativa da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS - fez seu 30º desfile no Jaraguá Folia. Sendo uma tradição nesta época do ano, o Bloco do Prazer tem sido uma ferramenta importante na promoção da saúde e na disseminação de informações sobre prevenção e educação sexual, reforçando aos foliões a importância do uso da camisinha, prevenção combinada e de práticas seguras durante as relações sexuais.
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) também segue atenta, neste fim de semana, para observar a manipulação, armazenamento e higienização dos alimentos e bebidas que estão sendo comercializados pelos vendedores ambulantes. Os fiscais da Visa reforçaram, no Jaraguá Folia, a importância de preservar a saúde dos foliões e seguem, neste sábado (3) e domingo (4), durante o desfile do Pinto da Madrugada e em toda a orla marítima da capital, levando orientações educativas e reforçando a fiscalização na região.
“Mesmo durante a folia, não podemos abrir mão da segurança alimentar do povo de Maceió. Nossos fiscais seguem reforçando as orientações aos ambulantes, para que todo e qualquer risco de infecção por ingestão de algum alimento estragado, seja eliminado. Queremos preservar a saúde dos foliões e, para isso, estamos trabalhando neste final de semana também para garantir essa segurança”, afirmou o chefe especial da Visa, Airton Santos.
O público também poderá contar, neste sábado (3) e domingo (4), com os serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado na orla de Ponta Verde. Durante as prévias, o equipamento está funcionando de 8h às 14h, disponibilizando aos foliões serviços de saúde como aferição de pressão arterial e de temperatura, verificação de glicemia, curativos, avaliação nutricional, testes rápidos para HIV, Sífilis, Covid e Hepatites B e C, e entre outros atendimentos.