Veja como denunciar casos de abuso infantojuvenil no Carnaval em Maceió
Durante o Carnaval, costumam ocorrer vários registros de abusos sexual contra crianças e adolescentes. Os pais, familiares e responsáveis devem ficar atentos, porque este público fica mais vulnerável, por causa do excesso do uso de álcool e até uso de drogas das pessoas que estão ciclo de convívio, que aumentam os casos do tipo, sobretudo os subnotificados.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) informou que há contatos telefônicos e serviços disponíveis para encaminhamento de denúncias nesse período carnavalesco.
Além disso, os Conselhos Tutelares de Maceió funcionarão em sistema de plantão durante todos os dias de Carnaval. Para cumprir as demandas necessárias, os conselheiros da capital estarão em sobreaviso para qualquer chamado de urgência dos maceioenses.
Disque 100
O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.
Durante o Carnaval, os conselheiros tutelares estarão de plantão por região de abrangência para atender casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Os números de contatos dos Conselheiros Tutelares estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió.