Fiscalização apreende 10 toneladas de produtos impróprios para consumo, em Arapiraca
Uma ação conjunta da Polícia Civil com a Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa), órgão pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, apreendeu aproximadamente 10 toneladas de alimentos e produtos de higiene impróprios para consumo. Através de denúncias, as práticas criminosas foram registradas em três localidades diferentes e todos os proprietários foram devidamente notificados e autuados.
Os produtos impróprios estavam com data de validade expirada, a qual era adulterada para viabilizar a venda. Em um dos locais inspecionados pela Vigilância, foi registrada também a produção clandestina de carne de sol sem nenhum tipo de norma sanitária sendo seguida.
Através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, todos os produtos foram descartados no aterro sanitário. Este trabalho conjunto, com a SMSP e também com a Polícia Civil, é primordial para garantir que as políticas públicas sejam cumpridas no município, atingindo um público maior.
Além disso, as denúncias anônimas realizadas pela população têm papel fundamental na identificação destes casos. “É preciso ficar atento aos rótulos dos produtos que consumimos, em caso de qualquer sinal de violação ou adulteração, pode-se fazer uma denúncia anônima nos canais da ouvidoria ou no Centro Administrativo e a equipe da Vigilância vai inspecionar”, explica o coordenador do órgão, Diego Albuquerque.
Diego também aproveitou para agradecer ao empenho de toda a equipe da Visa, que, ao lado da secretária Jackelline Barbosa, permanece atuante e atenta a todos os estabelecimentos que estejam descumprindo as leis sanitárias do município, realizando inspeções durante todo o dia em diversas localidades da cidade.
Confira os meios de acesso para denúncias:
Telefone: 0800 282 3331 ou 3521-1064Presencialmente: Rua José Jailson Nunes, Santa Edwiges, S/N (Prédio do CRIA)E-mail: [email protected]ário Web SUS:ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPorta