/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Tornado atingiu 17 residências e deixou desabrigados em Estrela de Alagoas

Por Redação 24/02/2024 09h09 - Atualizado em 24/02/2024 10h10
Tornado atingiu 17 casas em Estrela de Alagoas - Foto: Reprodução TV Gazeta de Alagoas

Um tornado registrado pela primeira vez em Alagoas, atingiu 17 residências e deixou diversas famílias desabrigadas. O fenômeno da natureza ocorreu na última quinta-feira, 22, no Povoado Lageiro dos Nicácios, na zona rural de Estrela de Alagoas, no Agreste do Estado.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) o fenômeno foi um tornado F0, caracterizado por velocidades do vento inferiores a 117 km/h, e durou cerca de 10 minutos. Ele resultou em diversos prejuízos na região, mas ainda foi considerado de pequena proporção.

Dentre os 17 imóveis atingidos, alguns tiveram até paredes derrubadas pela força do vento, outros foram apenas destelhados. Ainda devido a força dos ventos, algumas árvores foram arrancadas pela raiz e postes de iluminação pública foram danificados.

O secretário municipal de Proteção, Defesa Civil e Meio Ambiente de Estrela de Alagoas, Edilson Antônio, explicou que apesar dos danos, ninguém ficou ferido. "Felizmente ninguém ficou ferido, e as pessoas que tiveram o telhado das casas destruído foram abrigadas por familiares. A prefeitura já está trabalhando na reconstrução dessas casas".

Conforme moradores da região, antes de perceber o fenômeno eles acreditavam se tratar da queda de alguma aeronave. Mas em seguida notaram que era a força do vento na região e buscaram se proteger.