Bebê de 8 meses morre de dengue e covid-19, após ser liberada de hospital
Uma bebê de apenas 8 meses, identificada como Helena Alves Martins Dourado, morreu vítima de dengue e Covid-19, após ser liberada do atendimento hospitalar, no Distrito Federal. O caso foi registrado na última quarta-feira, 28.
Conforme Gabriela Alves Martins de Oliveira, a criança começou a passar mal no domingo, 25. A família buscou atendimento na rede pública de saúde para a criança pelo menos quatro vezes antes do óbito da bebê, mas a menina não ficou internada, em nenhuma das ocasiões.
Gabriela disse que a filha teve febre no domingo e foi levada ao Hospital de Planaltina, mas a bebê teria sido liberado. “Ela teve um episódio de vômito, mas como não tinha mais febre, [o hospital] me mandou embora para casa. Não me falou nada de Covid”, contou.
Na segunda-feira, 26, a criança foi levada à Unidade Básica de Saúde (UBS), lá houve suspeita de dengue. Os profissionais orientaram a fazer o exame de hemograma, para contar as plaquetas. A mãe disse que ficou “desesperada” e decidiu procurar o Hospital Regional de Sobradinho, ainda na segunda-feira, onde esperou por sete horas e foi atendida depois de procurar a direção da unidade de saúde.
“No Hospital de Sobradinho, colocaram pulseira laranja nela e fiquei sete horas esperando por atendimento. A médica falou que não era nada, fez hemograma, colocou um acesso nela, deu soro. Aí a doutora falou: ‘Não vou manter ela aqui porque está sem febre, está urinando, então a gente entende que não tem nada’”, relatou Gabriela.
A menina morreu na manhã de quarta-feira, 28, nos braços da mãe. “Quando foi de manhã, tudo aconteceu. Ela já estava bem molinha. Fui dar um banho e as extremidades dela estavam frias, tentei dar leite e ela já não quis. Ela morreu nos meus braços, não teve jeito. Chegou no hospital já morta”, relatou.
“Ninguém pediu exame de Covid. Só depois que ela foi a óbito. Por isso é que demorou 24 horas para liberar o corpo da minha filha, o que foi muito ruim”, completou a mãe da criança.