/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Dorival Jr. convoca Léo Jardim, Fabrício Bruno e Galeno para Seleção

Por redação com GE 11/03/2024 19h07
Galeno, ponta esquerda do Porto, é um dos destaques brasileiros da Champions League - Foto: Pedro Nunes/Reuters

O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, anunciou as convocações do goleiro Léo Jardim, do Vasco, do zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, e do atacante Galeno, do Porto. O trio entra nas vagas de Ederson, do Manchester City, Marquinhos, do PSG, e Gabriel Martinelli, do Arsenal, que foram cortados da lista, todos lesionados.

"São atletas que já vinham sendo observados e chegam em condições de brigarem diretamente por uma posição para esses dois amistosos iniciais", afirmou Dorival, aos canais oficiais da CBF.

Os três jogadores chamados por Dorival Júnior receberam as primeiras convocações de suas carreiras. Eles aumentam o grupo de estreantes na lista do treinador. Com o trio, o Brasil terá oito jogadores que nunca atuaram pela Seleção nos amistosos contra Inglaterra, dia 23 deste mês, e Espanha, no dia 26.

O goleiro Ederson se lesionou no empate do Manchester City com o Liverpool e deve ficar pelo menos quatro semanas afastado. Com sua ausência, Dorival Júnior não terá os dois principais jogadores da posição para sua estreia no comando da Seleção. Alisson também se recupera de um problema físico.

Destaque do Vasco na temporada, Léo Jardim recebe a convocação um dia após bater o recorde pessoal de defesas em uma partida. O ex-Lille fez 12 no empate por 1 a 1 com o Nova Iguaçu, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca.

Confira a lista de convocados:

Goleiros: Bento (Athletico-PR), Léo Jardim (Vasco)* e Rafael (São Paulo)*;

Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Zagueiros: Beraldo (PSG)*, Gabriel Magalhães (Arsenal), Fabrício Bruno (Flamengo)* e Murilo (Palmeiras)*;

Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)*;

Atacantes: Endrick (Palmeiras), Galeno (Porto)*, Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona)* e Vini Jr (Real Madrid).

O zagueiro Marquinhos não joga desde o dia 17 de fevereiro pelo PSG e chegou a ser relacionado para a partida contra a Real Sociedad, pela Champions, na última semana. No entanto, ele voltou a sentir uma lesão muscular e não estará disponível para os amistosos da Seleção. Fabrício Bruno, do Flamengo, ocupará seu lugar.

Martinelli teve um problema no pé na goleada por 6 a 0 do Arsenal contra o Sheffield United e é outro desfalque. Como substituto, Dorival chama Galeno, destaque do Porto, que atua na ponta esquerda. O atacante, de 26 anos, tem 13 gols e 11 assistências em 36 jogos pelos Dragões na temporada. Com nacionalidade portuguesa, ele também era cogitado para defender Portugal.

O Brasil fará dois amistosos na Europa na próxima Data Fifa: enfrenta a Inglaterra no dia 23, em Wembley, em Londres, e depois encara a Espanha, no dia 26, no Santiago Bernabéu, em Madri.