PM promove capacitação sobre conduta policial em ocorrências que envolvam grupos vulneráveis
A Polícia Militar de Alagoas realizou, na manhã desta terça-feira (26), uma capacitação para a implementação de procedimentos operacionais em ocorrências que envolvam grupos vulneráveis. A atividade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar e foi voltada aos oficiais responsáveis pelo planejamento das instruções à tropa de cada unidade.
Na ocasião, os militares da comissão encarregada de montar a metodologia e divulgação repassaram as estratégias a serem adotadas durante as instruções. A ação cumpre uma recomendação do Ministério Público Estadual, tendo como objetivo a padronização das condutas policiais envolvendo abordagem às pessoas em situação de vulnerabilidade, tais como mulheres, idosos, pessoas com deficiência (PcD), crianças e adolescentes, LGBTQIAP+ e pessoas em situação de rua.
A metodologia para a disseminação do Procedimento Operacional Padrão a Grupos Vulneráveis seguirá o rito previsto nas Normas para o Planejamento e Conduta da Instrução (NPCI/2024). Para tanto, será publicada uma determinação em Boletim Geral Ostensivo (BGO) dando um prazo para que todas as unidades operacionais confeccionem seus planos de instrução, executem-nos, e após, envie o relatório das referidas instruções contendo os nomes dos policiais capacitados.
A reunião foi presidida pelo diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMAL, coronel Marcos Sampaio, e contou com a participação dos membros da comissão de Procedimento Operacional Padrão, além dos oficiais chefes da pasta de planejamento das unidades operacionais (P3).