/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Maceioenses recebem atendimento preventivo e fazem testes rápidos para ISTs

Por Redação, com Secom Maceió 13/04/2024 08h08 - Atualizado em 13/04/2024 08h08
População teve acesso a testes rápidos para Síflis, HIV, Hepatites B e C - Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde Maceió (SMS), por meio do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, promoveu nesta sexta-feira (12), uma ação no calçadão do comércio de Maceió, oferecendo à população testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Ao todo, foram realizados 240 testes. A iniciativa foi iniciada na última quinta-feira (11). A enfermeira da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis de Maceió, Maria do Carmo, destacou a importância da atividade extramuros como uma oportunidade de diagnóstico e tratamento, além de funcionar como prevenção, uma vez que o tratamento adequado interrompe a cadeia de transmissão das doenças.

"Nessa ação, foram realizados testes rápidos em 60 pessoas, com quatro testes cada um. Essas ações são uma oportunidade de diagnóstico e tratamento, além disso, funciona também como prevenção porque quando tratamos a pessoa, ela não transmite mais a doença, quebrando a cadeia de transmissão. É o nosso objetivo diagnosticar o mais precoce possível e encaminhar para o tratamento adequado quando necessário", relatou a enfermeira Maria do Carmo.

Para a profissional, a realização de atividades extramuros nas unidades básicas de saúde representa um passo crucial para a democratização do acesso aos serviços de saúde pela população. "Ao levar os cuidados de saúde para espaços públicos e de fácil acesso, como o calçadão do comércio, a SMS de Maceió não apenas amplia o alcance dos serviços de testagem e prevenção, mas também quebra barreiras de acesso e estigma, tornando-os mais acessíveis e acolhedores para todos", afirmou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Para a enfermeira, essas iniciativas contribuem para o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e também fortalecem os laços entre a comunidade e os serviços de saúde, contribuindo para uma abordagem mais integrada e eficaz na promoção da saúde pública.