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Instituto de Identificação de Alagoas realiza ação para pessoas com espectro autista e PCDs

Por Redação, com Agência Alagoas 13/04/2024 15h03 - Atualizado em 13/04/2024 15h03
A ação contou com emissão de Carteira de Identificação, da Ciptea e do cartão PCD - Foto: Ascom Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas realizou nesta sexta-feira (12) uma ação especial para emissão da carteira de identidade nacional no Centro do município Barra de São Miguel. A equipe atendeu pessoas com espectro autista e pessoas com deficiências, assistidas pelo Projeto TEAcolher.

Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, ressaltou que a ação foi mais uma das atividades desenvolvidas em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo. No início do mês, o Instituto inaugurou uma sala de atendimento exclusiva e inclusiva para autista na Central Já do Maceió Shopping.

A ação organizada pelo projeto TEAcolher contou ainda com a parceria das Secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e Primeira Infância (Secria). Além da identidade, a ação contou com a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o Cartão PCD (Pessoa com Deficiência), documentos fundamentais para garantir o atendimento prioritário em serviços públicos ou privados.

Larissa Suruagy, assessora especial da Secdef falou da importância e necessidade de ações como essa para todos integrantes de famílias atípicas. Ela explicou que muitas pessoas estavam com o documento vencido há um determinado tempo e não conseguiam regularizar por não terem condições de sair do município.

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“A vida das mães e dos pais atípicos não é fácil, existem muitas barreiras. Elas dependem de uma rede de apoio para que elas consigam se deslocar do município para a capital e conseguir fazer um documento. Essa ação tem fundamental importância pois é no próprio município e oferece um local acessível para que elas consigam exercer a sua cidadania”, afirmou Larissa Suruagy.

Outra atividade desenvolvida nessa ação foi o Censo PCD que busca levantar o maior número possível de informações e dados relativos às pessoas com deficiência em Alagoas. Essas informações serão utilizadas para que o Governo de Alagoas, por meio do seu secretariado, desenvolva e entregue políticas públicas de qualidade para esse público.