/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Segurança Pública conclui 9º Estágio Técnico do Plano de Defesa com exercícios simulados

Por Redação, com Agência Alagoas 27/04/2024 17h05 - Atualizado em 27/04/2024 17h05
Final do Estágio do Plano de Defesa simulou um ataque com explosivos no Estádio Rei Pelé - Foto: Ascom SSP e Igor Lessa

Mais uma capacitação profissional foi concluída pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas. Na sexta-feira (26), atividades práticas encerraram o IX Estágio Técnico para o Plano de Defesa, voltado para cadetes da Polícia Militar com foco no combate a conflitos entre grupos organizados.

Coordenada pela Chefia Especial de Inteligência da SSP, em parceria com a Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, a qualificação possibilitou que os 52 alunos do Curso de Formação de Oficiais da PM (CFO) recebessem conhecimentos sobre ferramentas que possam ajudar numa crise composta por múltiplos ataques coordenados e já servem de base para o trabalho das forças de segurança contra ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade.

Durante a semana, os cadetes tiveram instruções com policiais alagoanos e também de Mato Grosso do Sul e São Paulo, como tenente-coronel Vinícius de Souza, da PM-MS, e o capitão Paulo Augusto Aguilar, que é da Polícia Militar de São Paulo. Eles falaram sobre as experiências da atuação na linha de frente nos combates ao Novo Cangaço e em atos de Domínio de Cidades e sobre uma técnica chamada de Mactac (traduzido do inglês, Capacidade de Resposta Contraterrorista Frente a Múltiplos Ataques), respectivamente.

De acordo com o chefe Especial de Inteligência, tenente-coronel Raumário Jerônimo, desde a última segunda-feira (22), os policiais miliares estão preparando um planejamento de atuação contra criminosos, especialmente, de grupos que brigam por território ou ideologias.

“Estamos fazendo com os cadetes um aprimoramento daquilo que já vem dando certo no estado de Alagoas, que é o Plano de Defesa, para o enfrentamento à criminalidade. Neste estágio, estamos direcionados a criar e discutir estratégias que contenham a ação de indivíduos que buscam poder ou se acham superiores a outros por diversos fatores, seja pelo espaço territorial do tráfico de drogas, seja por manter controle de ideias, simbologias, entre outros. A formação concluída aqui ajudará os futuros comandantes da PM a decidir os melhores caminhos a serem seguidos para os resultados exitosos”, afirmou o oficial superior.

Na sexta-feira, o plano criado pelos cadetes foi aprovado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva. "Mais uma vez estamos de parabéns pelo estudo técnico e específico de combate a todo tipo de crime. Já fizemos vários planos e simulados de combate a ataques a instituições financeiras, contra fuga de reeducandos do Sistema Prisional, em conjunto com a Seris, e estamos abrindo o espaço também para discutir confrontos de grupos organizados, principalmente, urbanos, que interferem na tranquilidade da população. Seguiremos firmes e integrados para combater ainda mais os criminosos e, assim, podermos garantir a segurança do povo alagoano", disse Flávio Saraiva.

A coordenadora do curso, tenente-coronel Josiene, destaca que as novas disciplinas, Mactac que é a de múltiplos ataques coordenados e a disciplina de estratégias de comunicação envolvendo situações de alta complexidade, irão possibilitar maior discernimento do policial militar sobre como agir nessas situações.

“O que trouxemos de novidade foi a inclusão de duas novas disciplinas. A cada estágio estamos buscando inovar, trazer mais qualidade, aperfeiçoando os instrutores, para que possamos ter um curso cada vez mais inovador e de qualidade, para que possamos chegar a um estágio de excelência que é o objetivo do Estágio do Plano de Defesa”, disse a oficial.