VÍDEO: Grupo de 11 penedenses denuncia ameaças e condições análogas à escravidão em fazenda de café, em MG
Um vídeo que circula em aplicativos de mensagens e nas redes sociais mostra a denúncia de 11 pessoas de Penedo (AL) que estão vivendo em condições análogas à escravidão em uma fazenda de café, em Minas Gerais.
A Prefeitura de Penedo ficou sabendo da gravação na segunda-feira (13) e formalizou denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) imediatamente. O órgão apura a situação e o caso está sendo acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do município alagoano.
Na gravação, uma mulher afirma que o proprietário da fazenda não está pagando salário, pois não há café suficiente para colher nesse momento.
Ela também relata as ameaças sofridas pelo grupo. "O dono da fazenda está ameaçando a gente, falando que se a gente for embora vai reter a documentação da gente e que vai atrás com a polícia”.
Ainda de acordo com o relato, a dívida dos alagoanos já chega a R$ 11 mil, por conta da necessidade de comprar comida.
“A gente está cheio de caroços por casa de mosquito. Comida a gente está comprando, mas o dinheiro está acabando. A gente quer sair daqui e ser resgatado porque somos da mesma cidade. A gente não tem dinheiro para ir embora. A gente precisa comer e cada dia a dívida só aumenta”, diz.
Informações de pessoas que moram em Penedo comprovam que ao menos a maioria das pessoas que aparecem na gravação são realmente da cidade.