/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Programa Ver Melhor Alagoas oferece atendimentos oftalmológicos no Hospital Regional do Alto Sertão

Por Redação, com Agência Alagoas 18/05/2024 17h05
Programa Ver Melhor Alagoas - Foto: Ascom Sesau

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, recebeu mais uma etapa da ampliação do Programa Ver Melhor Alagoas. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), levou consultas, exames e marcações de cirurgias na área oftalmológica à população de vários municípios sertanejos.

A ação começou na sexta-feira (17) e continuou neste sábado (18), com atendimentos das 7h às 17h. Cerca de 600 pessoas foram atendidas nos dois dias. Após a equipe médica constatar a necessidade de cirurgia, as pessoas foram são direcionadas diretamente para a marcação e já tiveram a data do procedimento agendada.

O secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, acompanhou a ação em Delmiro Gouveia e destacou que a ampliação do programa busca aproximar os serviços de saúde dos alagoanos que moram distante da capital. “O Ver Melhor Alagoas já atendeu cerca de 2 mil de pessoas desde a sua implantação, com a realização de centenas cirurgias oftalmológicas. E seguindo a determinação do nosso governador Paulo Dantas e do nosso secretário de saúde Gustavo Pontes, nós aproximamos essa importante iniciativa dos nossos irmãos sertanejos, para que eles não precisem ir até Maceió para realizar diversos procedimentos nessa área”, explicou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

A aposentada Juvaneide Chaves, de 66 anos, foi uma das pessoas que já saiu com a cirurgia de catarata marcada. “Fiquei muito feliz por ter conseguido me consultar e já ter a data da minha cirurgia marcada para ainda este mês. Já operei de um olho e agora vou precisar no outro também. Essa ação facilita bastante a vida da gente. A marcação foi rápida e vamos fazer o procedimento aqui mesmo no hospital, sem precisar ir até Maceió. Agora é só esperar e enxergar melhor depois”, comemorou a idosa.

O diretor-geral do HRAS, Carlos Augusto, detalhou um pouco da logística adotada pela equipe do hospital para receber os pacientes. “Nós estamos atendendo a municípios de várias regiões de saúde do estado e conseguimos montar aqui uma organização para que as pessoas de cada cidade chegassem em um horário específico. Estamos entregando um serviço de qualidade e ágil, assim como nos pede o governador Paulo Dantas e o secretário Gustavo Pontes”, disse.

Para o diretor financeiro do Cosems/AL, Bruno Lima, ações como essa são fundamentais para suprir a demanda de procedimentos oftalmológicos no Sertão de Alagoas. “É muito bom ver o Governo de Alagoas trabalhando em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde [SMSs] para levar agilidade e efetividade nos serviços de saúde para os alagoanos. A gente só tem a agradecer e quem ganha com tudo é a população. Esse é o nosso maior objetivo”, frisou.