/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Adolescente na fila do transplante de coração compartilha rotina e fala sobre doação de órgãos em rede social

Por Redação 05/06/2024 10h10 - Atualizado em 05/06/2024 11h11
Mateus - Foto: Reprodução

Na fila de transplante cardíaco, Mateus Xavier, de 14 anos, decidiu criar um perfil no Instagram para compartilhar informações sobre sua rotina e destacar a importância da doação de órgãos. O perfil é administrado pela avó do adolescente, Glória Batista. Eles moram em Goiás.

De acordo com o adolescente, ele tinha uma curiosidade durante a infância sobre o motivo de ser menor que o primo e os colegas de escola. A dificuldade em ganhar peso também despertava curiosidade.

Em uma ida ao endocrinologista, o médico perguntou se Mateus tinha algum problema no coração. Após a realização de exames, foi descoberta a miocardiopatia restritiva, que tem evolução rápida e silenciosa.

"Para mim foi assustador e fiquei com muito medo, confesso que teve momentos que chorei, mas também quem não iria se assustar com uma notícia dessas do nada. Sempre brinquei bastante na infância, eu tinha uma vida ativa. Mas depois do diagnóstico minha vida ficou com restrições, não posso me esforçar pois eu fico cansado, tenho que tomar remédios, tenho restrição hídrica e etc", afirma Mateus.

Apesar do medo e das dificuldades impostas pelo problema, o adolescente mantém a esperança e acredita que conseguirá o transplante.

"Uma das dificuldades que tenho é subir escada me sinto cansado e também fico cansado ao correr. Então, depois disso, fui listado na lista de transplante cardíaco. Quando descobri que teria que fazer o transplante fiquei com bastante medo, mas esse é o único tratamento para meu problema, pois a Miocardiopatia Restritiva não tem cura. Mesmo com medo, minha família conversou comigo e me explicou tudo e falou que Deus irá cuidar de tudo. Hoje não sinto tanto medo igual antes e vivo esperando e acreditando que logo, logo meu coração irá chegar e eu irei voltar a minha vida normal", diz.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Para saber mais sobre a história de Mateus e acompanhar as atualizações dele, é só seguir o perfil @coracaoparamateus na rede social. O número para contato é o (62) 99392-9443