McDonald’s perde direito de uso de marca Big Mac em lanche de frango
O McDonald’s perdeu o direito de usar com exclusividade a marca Big Mac para a versão de frango de seu mais famoso sanduíche na União Europeia (UE). A decisão foi tomada pelo Tribunal Geral da UE, a partir de uma disputa da gigante mundial do fast food contra a rede irlandesa Supermac. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (5/6).
A batalha dos hambúrgueres começou em 2017, quando a Supermac tentou revogar a marca Big Mac. O Instituto da Propriedade Intelectual da UE chegou a atender o pedido da rede irlandesa, mas voltou atrás depois de uma apelação do McDonald’s.
Nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça da UE alterou essa decisão e determinou que a rede americana não pode reivindicar proteção da marca para a versão de frango do Big Mac. O uso do nome no lanche com carne bovina, entretanto, continua sendo exclusivo do McDonald’s.
A decisão da Justiça da UE considerou que a companhia americana, com sede em Chicago, não apresentou provas que demonstrassem o uso contínuo da marca Big Mac para os sanduíches de frango durante um período de cinco anos nos 27 países do bloco europeu. Essa seria a condição para o exercício do direito à propriedade exclusiva.
Versão com frango
O sanduíche em disputa é considerado uma edição especial na UE, embora seja mais comum nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ele segue a mesma receita da versão tradicional (molho especial, alface, queijo e picles em um pão de gergelim), mas com dois hambúrgueres de frango.