Apoio da Prefeitura de Penedo ao agricultor familiar gera mais de R$ 2,5 milhões para famílias da zona rural
Alimentos saudáveis cultivados na zona rural de Penedo por famílias de baixa renda estão no cardápio de estudantes da rede pública municipal e federal em Penedo. A compra feita por meio de chamada pública prioriza a agricultura familiar local e tem apoio do governo Ronaldo Lopes, comprovado pelo aumento de recursis que circulam nas comunidades do meio rural.
No início da administração Ronaldo Lopes, a aquisição de itens colhidos na roças dos povoados de Penedo totalizava cerca de quatrocentos mil reais/ano. Em 2024, o direcionamento das verbas destinadas à alimentação escolar faz circular de 2,5 a 3 milhões de reais na agricultura familiar penedense.
O avanço incontestável foi apresentado nesta quinta, 20, durante reunião da gestão da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA) com trabalhadores rurais fornecedores de alimentos e que também vendem o que produzem na Feira da Agricultura Familiar, sem perder dinheiro para atravessadores.
De acordo com o gestor da SEMADA, Manoel Messias Lima Júnior, o apoio do Prefeito Ronaldo Lopes é fundamental na política pública que assegura a permanência das famílias no meio rural, destacando a assistência viabilizada em parceria com a Emater Alagoas e o programa de preparo de solo, gratuito para quem não tem condições de pagar pelo serviço.
“Hoje nós temos cinco tratores trabalhando para os agricultores de Penedo, principalmente para a agricultura familiar, disponibilizados antes das chuvas para viabilizar o plantio no tempo certo, trabalho feito inclusive antes da entrega das sementes do Planta Alagoas. Nós já vamos ter feijão de arranque pronto para ser colhido entre o final deste mês e o começo de julho”, informa Messias Júnior durante o encontro que contou com a participação do Prefeito Ronaldo Lopes e aproximadamente 50 agricultores e agricultoras.
“Na realidade, a gente trabalha com quase 350 famílias porque tem as pessoas que não estão na Feira da Agricultura Familiar, mas plantam em suas roças e fornecem para aquele que está na banca que pode absorver a produção do vizinho, do morador da mesma comunidade, porque agora ele tem dinheiro garantido, principalmente graças à venda de itens para alimentação escolar, seja para escolas da prefeitura ou para o Ifal”, ressalta o secretário da pasta ainda conhecida popularmente como ‘da agricultura’.
E as perspectivas são de mais crescimento em Penedo, com ampliação da oferta de alimentos por meio do projeto Quintais Produtivos – com área de atuação dentro da cidade – e a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), formatado em projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores para viabilizar a compra, nas chamadas públicas, de itens derivados do leite e outros tipos de alimentos que passam por algum processo de industrialização.