Defesa Civil e MP debatem sobre projeto de prevenção ao transbordamento de rios
Com o início do inverno, em reunião nesta sexta-feira (21), o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e a Defesa Civil debateram sobre a elaboração de um projeto de prevenção ao transbordamento de rios do estado.
De acordo com a promotora de Justiça Cecília Carnaúba, presente no momento, a ideia é trabalhar na contenção e no aproveitamento dessas águas para outras finalidades.
“Nós entendemos ser importante a elaboração de um projeto global, envolvendo todo o estado. Por isso, convidamos a Defesa Civil de Alagoas para discutirmos sobre a sua viabilidade. Agora, vamos buscar uma parceria com a equipe de Engenharia Ambiental da UFAL para que, em um segundo momento, possamos captar verbas para a implementação do projeto”, explicou ela.
Já o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, afirmou que o projeto deverá contemplar os municípios banhados pelos rios Paraíba do Meio, Jacuípe e Mundaú.
“Com a atuação do Ministério Público e a parceria com a Universidade Federal, tenho certeza que conseguiremos avançar com esse grande projeto, minimizar os efeitos das chuvas nos municípios abarcados por esses rios e garantir tranquilidade à população”, destacou o coronel.
Também presente na reunião, o chefe do Setor de Desastres Tecnológicos da Defesa Civil, capitão Augusto, ressaltou a importância do trabalho preventivo.
“Nós temos a Sala de Alerta e Monitoramento, na Semarh, onde eles fazem o monitoramento das precipitações e do nível dos rios no estado. Com essas informações, a Defesa Civil faz a avaliação da velocidade de subida do nível dos rios e emite alertas para os municípios para que eles deem início aos seus planos de contingência de retirada da população das áreas de risco”, disse ele.