/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados com a segurança na compra e no manuseio de fogos de artifício

Por Redação 23/06/2024 10h10
Fogos de artifício - Foto: Divulgação

Período junino é a época com maior incidência de acidentes proveniente de fogos de artificio, por isso é preciso ficar atento tanto na compra dos produtos quanto no manuseio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Alagoas,  para manusear fogos de artifício é preciso observar as instruções que vem nas embalagens e segui-las corretamente. Além disso, os fogos deverão ser soltos em locais que não causem danos a terceiros. 

Para evitar o número de acidentes com fogos de artifício os Corpo de Bombeiros de Alagoas fez uma série de fiscalizações nas barracas de fogos, para verificar se estão de acordo com o projeto aprovado pela corporação.

"A gente orienta ao consumidores que procurem as barracas autorizadas, com o alvará do Corpo de Bombeiros. E também verifique as instruções contidas nas embalagens dos produtos. Em caso de emergência, ligue 193", ressaltou o Major Salvador, analista de projetos do Corpo de Bombeiros de Alagoas.

Em caso de queimadura por fogueiras e fogos de artifício, é preciso observar os materiais utilizados para alívio da dor.Nada de pasta de dentes, pó de café ou manteiga. O uso desses materiais não é recomendado e podem afetar a área afetada.

Pomadas também só podem ser utilizadas quando recomendadas pelo médico, pois é o profissional de saúde que vai analisar o melhor medicamento a ser aplicado na área. Em caso de curativos, eles devem ser trocados a cada 12 horas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

O recomendado para casos de queimadura é água, corrente e em temperatura ambiente e deve ser colocada de forma controlada. Água gelada não é recomendada.

Se uma região íntima ou a região da face foi acometida por queimadura, é interessante procurar um pronto atendimento, visto que essas áreas são consideradas especiais.

Se a queimadura sofrida não foi simplesmente uma bolha também é preciso procurar um Pronto Atendimento para ter uma avaliação adequada. Além disso, é interessante ver se essa área acometida foi maior que a extensão da palma da própria mão. Se foi maior do que isso, também é sugerido que procure um atendimento médico.