/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Guarnição Canil do 3º Batalhão explica como é atuação para manter a segurança no Agreste Alagoano

Por Redação 10/07/2024 12h12
Guarnição Canil do 3º Batalhão da PM - Foto: Josival Meneses/Já É Notícia

Agentes da Guarnição Canil, do 3º Batalhão da Polícia Militar, localizada em Arapiraca, realizaram na manhã de hoje, quarta-feira, 10, uma demonstração de como é a atuação das operações com cães para manter a segurança do Agreste de Alagoas, tanto em atividades de rua quanto em eventos esportivos.

Em uma entrevista ao Portal Já É Notícia, o comandante do Canil Arapiraca, tenente Murilo explicou como funciona a atuação no aspecto de guarda e proteção nos estádios de futebol. Nos estádios, Segundo o tenente o cão pode ser direcionado de forma efetiva, para não precisar fazer uso de agentes químicos ou bala de borracha - que podem ser efetivos, mas poderiam atingir pessoas não relacionadas na ação policial.

O comandante do Canal também citou a recente atuação da guarnição no jogo do ASA contra o CSE, ocorrido no último domingo, 07, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca. "Naquela situação foi dado o comando de atenção, já que a pessoa já tinha se rendido, já tinha concordado em sair do campo, e o cão simplesmente estocou a pessoa para fora do campo", explicou o comandante do Canil, completando que não foi dado o comando de morder e por essa razão o cão não feriu o torcedor. "Quando é dado o comando de morder, o cão efetivamente morde, o que não foi o caso", disse.

Os cães da guarnição canil também atuam no combate ao tráfico de drogas e já foram responsáveis por grandes apreensões no agreste de Alagoas. "Outro aspecto de nosso treinamento é o aspecto de faro. Ano passado a gente conseguiu apreender quase uma tonelada de droga. Dar esse ataque ao tráfico de drogas e retirando droga da rua", contou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Atualmente a guarnição do Canil do 3º Batalhão conta com dois rottweilers para guarda e proteção, o K9 Dark e o Connar, além de quatro cães de faro, que ajudam no trabalho de rotina policial.

Assista: