Justiça concede liberdade provisória a motociclista que matou casal e menina de 7 anos
A Justiça concedeu liberdade provisória a Geovane Matias dos Santos, o motociclista que matou um casal e a filha de 7 anos durante um acidente na PE-45, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Segundo testemunhas, o condutor estava bêbado no momento da colisão.
Ele foi preso em flagrante depois de bater na moto onde estavam as vítimas, que tinham acabado de sair de uma igreja. A família era do município de Joaquim Gomes, na Zona da Mata de Alagoas, mas estava morando em Pernambuco.
A soltura foi autorizada pela juíza Iarly José Holanda de Souza, após audiência de custódia nesta terça-feira (23), no polo de Nazaré da Mata, também na Zona da Mata Norte.
Na decisão, à qual o g1 teve acesso, a magistrada negou o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que defendeu que a prisão em flagrante fosse convertida em preventiva. O g1 tenta contato com a defesa de Geovane Matias dos Santos.
Nos autos, a juíza disse que, conforme Artigo 313 do Código do Processo Penal (CPP), só se admite a decretação da prisão nos casos de crimes dolosos, em que há intenção de matar.
Além disso, ela considerou que "o autuado é primário e de bons antecedentes, possui 22 anos de idade [e] não estava a descumprir medidas cautelares ou mesmo medidas protetivas".
Para poder responder ao processo em liberdade, Geovane Matias dos Santos deve cumprir as seguintes medidas cautelares:
Não se ausentar da Comarca de Goiana sem prévia comunicação e autorização da Justiça;
Não mudar de endereço sem prévia comunicação ao juiz;
Comparecer a todos os atos do processo sempre que for intimado;
Comprovar nos autos o endereço atualizado;
Não dirigir mais veículos automotores;
Usar tornozeleira eletrônica.
Como foi o acidente
O acidente aconteceu no domingo (21), nas imediações da comunidade do Gambá, localizada no bairro do Alecrim;
As vítimas foram identificadas como Klebson Rodrigues da Silva, de 28 anos, Rafaella Maria da Silva Santos, de 29, e Kauanny Rodrigues, de 7;
Parentes das vítimas disseram que a família voltava de uma igreja evangélica e estava de moto quando foi atingida pelo motociclista Geovane Matias dos Santos, que estava embriagado, segundo testemunhas;
A Polícia Civil informou que ele se negou a fazer o teste do bafômetro;
O casal e a criança chegaram a ser encaminhados para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos;
Geovane Matias dos Santos também teve alguns ferimentos e foi levado ao Hospital da Restauração, no Recife, onde ficou sob custódia da Polícia Militar;
Após receber alta, ele foi encaminhado para a Delegacia de Goiana e preso em flagrante.