Janja consegue credencial para representar o Brasil na abertura dos Jogos
Após a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não participar da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, a primeira-dama Janja Lula da Silva conseguiu a credencial necessária para representar o Brasil na cerimônia.
Janja estará na tribuna de honra junto com o presidente da França, Emmanuel Macron, da primeira-dama Brigitte Macron e outros chefes de Estado. Janja não será a única a primeira-dama a cumprir esse papel. Jill Biden também estará na cerimônia em nome do presidente americano Joe Biden.
A obtenção do documento ocorreu com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Itamaraty, após o prazo para a solicitação da credencial junto ao Comitê Olímpico Internacional ter sido esgotado.
A previsão é que Janja chegue em Paris no dia 25, na véspera da abertura dos jogos. A primeira-dama também deve realizar algumas ações voltadas para a Aliança Global Contra a Fome e contra a Pobreza, principal pauta do mandato brasileiro no G20.
Nesta segunda-feira, Lula afirmou ter conversado com seu contraparte francês, Emmanuel Macron, sobre as eleições legislativas no país e a "importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático". O presidente também desejou sucesso para as Olimpíadas de Paris, que começam no próximo dia 26.
"Liguei para o presidente @EmmanuelMacron e conversamos sobre as eleições legislativas francesas que ocorreram há poucos dias, e a importância da derrota da extrema-direita pelo bloco democrático. E desejei muito sucesso para a organização das Olimpíadas de Paris que começam no dia 26 de julho", publicou o petista no X.