Estudantes de direito promovem roda de conversa sobre ressocialização no combate à reincidência penal
Os alunos e alunas do 10° período B do curso de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste promoveram, nesta quarta-feira, 24, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Arapiraca, a roda de conversa “A efetividade das políticas de ressocialização no combate à reincidência penal”.
Sob a mediação do presidente da OAB Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes, o evento contou com a presença do juiz de Direito da 9ª Vara de Execuções Penais de Arapiraca, Rômulo Vasconcelos, do secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, do chefe Especial das Unidades Penitenciárias do Interior (CEUPI), Rodrigo Lima, da subchefe do Presídio do Agreste, Josilda Gomes, e do policial civil e estudante de Direito da Faculdade Cesmac do Agreste, Valderlan Marques.
“Esse é um evento que promove um salto qualitativo de conhecimento pra toda a comunidade acadêmica, sobretudo para aqueles que vieram participar, que puderam aqui debater e discutir algo que muitas vezes não se vê dentro da faculdade, da academia, que é lidar diretamente com o juiz de execução penal, com diretores do sistema prisional, com o secretário de ressocialização e compreender um pouco como o sistema de justiça se adéqua ao estado enquanto guardião dos apenados”, pontuou o presidente da OAB Subseção Arapiraca.
Durante a roda de conversa, foram abordadas, também, as políticas que podem ser adotadas, através das instituições, sobretudo com a efetivação da tratativa da OAB, Defensoria Pública e Judiciário para que não ocorra reincidência penal.
Em nome do 10º período do Curso de Direito, o discente Valderlan Marques agradeceu todo o apoio dado pela Faculdade Cesmac do Agreste, desde início até término da fase acadêmica.
“Em nome da turma, eu gostaria de agradecer por todo o apoio que a Faculdade Cesmac do Agreste tem nos dado e continua nos dando durante todo esse período que estivemos no curso e realização dos nossos evento. Cesmac, obrigado”, apontou o aluno.