/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Datena é xingado por dissidentes do PSDB e discute com grupo após convenção do partido

Por Redação com O Globo 27/07/2024 18h06
Manifestante discute com Datena após a convenção - Foto: Edilson Dantas

José Luiz Datena discutiu com dissidentes do PSDB após a convenção do partido, onde foi apontado como o candidato tucano à prefeitura de São Paulo na eleição deste ano, neste sábado.

Desde o início do evento, uma ala contrária à sua candidatura comandada pelo ex-presidente do diretório municipal do PSDB, Fernando Alfredo, protestava no prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde ocorreu a convenção. O grupo defendia que os tucanos apoiassem a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Na saída, como se vê no vídeo, os manifestantes chamaram Datena de "arregão". O apresentador tentou avançar sobre os dissidentes, enquanto gritava ofensas como "canalhas e vagabundos" — embora alguns termos não estejam claros na gravação, foram ouvidos pela reportagem do GLOBO no local.

Antes do evento, os manifestantes instalaram um carro de som, próximo à Alesp, que tocava frases antigas faladas por Datena atacando o PSDB, como "Aécio deveria estar preso", "acho que ele recebeu propina mesmo" e "se o Aécio for preso eu venho de cueca apresentar o programa".

Segundo o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, o estatuto prevê que a cúpula pode assumir a responsabilidade de decidir que é o candidato, em cidades com mais de 200 mil habitantes, quando há possibilidade de "atrito" entre os filiados.

— Foi o que eu fiz — declara Perillo.

José Aníbal, que será vice de Datena na corrida eleitoral, declarou ao GLOBO que filiados podem ser expulsos do partido caso se mobilizem em favor de Nunes e contra Datena, sob o argumento de que o apresentador da TV Bandeirantes já deve ser considerado "candidato tucano".

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

— Qualquer filiado que fizer campanha para outro candidato está fora . O cara não pode ter dupla militância. Ou se está num partido ou num outro.