/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Profissionais da imprensa participam de visita à Mineradora Vale Verde, em Craíbas

Por Redação 02/08/2024 21h09
Visita ocorreu nas instalações da mineradora, em Craíbas - Foto: Cortesia

Durante a quinta-feira (1), profissionais de diversos veículos de comunicação visitaram a área da Mineração Vale Verde, em Craíbas, no Agreste de Alagoas, à convite da empresa.

A visita integra o programa Portas Abertas da mineradora, que busca aproximar a empresa da sociedade.

Entre as atividades do dia, foi realizado o percurso até a barragem da Mina Serrote, onde os profissionais da empresa deram detalhes sobre a estrutura da barragem e também em relação aos protocolos de segurança.

Ao contrário do que se acredita, a barragem não fica na área alta que é possível ver da rodovia que dá acesso ao município de Craíbas, que na verdade é apenas uma "pilha de estéril", nome dado ao local onde é deixado o material sem valor comercial que é retirado do solo.

A barragem da mina conta com cerca de 800 metros de comprimento e mais de 19 metros de altura. A empresa destaca que utiliza o método de alteamento mais seguro que existe atualmente e usa material rochoso nesse processo, diferente de outras barragens.

Outro momento da visita foi a passagem pela Mina Serrote, que funciona a céu aberto.

Por meio dela, conforme estimativa, a mineradora consegue produzir 4,1 milhões de toneladas de cobre anualmente. O produto comercializado pela empresa, chamado de concentrado de cobre, é utilizado em grande escala na siderurgia.

Com explicações dos profissionais da Vale Verde, os jornalistas puderam entender quais processos fazem parte do caminho que começa na retirada do cobre da mina e leva ao concentrado de cobre.

Os projetos socioambientais que fazem parte das ações da Vale Verde também foram destaque na agenda. Ocorreu a apresentação de um projeto de avicultura realizado em Craíbas e uma visita até a Fazenda Uruçu, onde funciona o Centro de Educação Ambiental (CEA) da empresa.