/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Imagens mostram abertura das caixas-pretas do avião que caiu em São Paulo e resultou em 62 mortes

Por Redação com G1 11/08/2024 09h09
Caixa preta de avião que caiu em Vinhedo, SP - Foto: Divulgação/FAB

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou imagens da abertura das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na última sexta-feira, 09, causando 62 mortes.

Segundo o órgão, os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, o Cockpit Voice Recorder (CVR - gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR - gravador de dados de voo) foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Cenipa, em Brasília (DF), na manhã de sábado, 10.

A investigação seguirá com a análise dos dados, incluindo a revisão das condições do voo e possíveis fatores humanos e técnicos. O Cenipa planeja divulgar um relatório preliminar em até 30 dias.

As investigações são fundamentais para a investigação das causas do acidente. Isso porque abrigam gravadores que, se encontrados intactos, contêm informações importantes. Um avião, a exemplo do ATR-72 que caiu, possui duas caixas-pretas: Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight data recorde (FDR). Com esses dados da aeronave e os áudios da cabine, os investigadores podem entender a dinâmica e os fatores que podem ter contribuído para a queda do avião.