/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Arapiraca e São Miguel dos Campos recebem equipes volantes do Hemoal para coletas de sangue nesta terça-feira (13)

Por Redação, com Agência Alagoas 13/08/2024 08h08
Doação de sangue - Foto: Marco Antônio/Ascom Sesau

Os municípios de Arapiraca e São Miguel dos Campos vão receber, nesta terça-feira (13), as equipes volantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para coleta externa de sangue. As ações visam facilitar o acesso dos voluntários alagoanos ao gesto nobre que salva vidas, bem como, ajuda a manter o estoque estabilizado.

Em Arapiraca, a ação ocorre na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 16h. Já em São Miguel dos Campos, a coleta acontece das 9h às 16h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), situada no bairro Centro.

"Por meio das duas coletas externas, que integram o Programa Hemoal no Seu Município, possibilitarmos que os moradores do interior possam doar sangue. Essa é uma estratégia para mantermos nosso estoque estabilizado, para que possamos atender as demandas das maternidades e hospitais", ressalta a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Critérios

Conforme os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), os candidatos à doação voluntária de sangue devem estar bem de saúde, peso igual ou superior a 50 quilos, além de ter 16 a 69 anos de idade. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, portando os respectivos documentos de identificação oficiais e originais.

Ainda segundo o MS, os voluntários também não podem ter contraído a Doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite, após os 11 anos de idade. Já quanto às pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento temporário ocorre pelo período de um ano.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

A doação de sangue é vetada para os candidatos que ingeriram bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou que dormiram menos de 6 horas na noite anterior. Quanto àqueles que são doadores habituais e desejam repetir o procedimento, devem ser aguardados três meses, em relação às mulheres, e dois meses no caso dos homens.