/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Candidatos do 'Enem dos Concursos' em Arapiraca falam sobre expectativas e impressões: 'Grande índice de desistência'

Por Redação 18/08/2024 14h02 - Atualizado em 18/08/2024 15h03
Isabelle - Foto: Josival Meneses de Souza/Já é Notícia

No início da tarde deste domingo (18), o Portal Já é Notícia conversou com candidatos que estão realizando as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, em Arapiraca.

Uma das pessoas que participam do certame é a assessora jurídica Isabelle Mendes, de Palmeira dos Índios, que observou a ausência de outros candidatos. O local de aplicação da prova dela é a Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo, no bairro Alto do Cruzeiro.

"Houve um grande índice de desistência, acho que mais de 50% da minha turma, da minha sala, faltaram, mas os que vieram pela manhã chegaram agora a tarde e a expectativa é positiva para o resultado do exame".

Vanessa, que reside em Arapiraca, faz as provas no mesmo colégio. "A primeira prova que fizemos agora de manhã foi boa, vamos esperar agora a prova da tarde pra ver como é", disse.

Segundo a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o nível de abstenção do Enem dos Concursos ficou dentro do previsto, pois "abstenção em concurso público é uma coisa alta". Ela afirmou que muitas pessoas se inscrevem, mas nem todo mundo consegue se preparar.

Durante a manhã, quem buscava as vagas de ensino médio, fez a redação do concurso, que teve o tema: "Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?". Para as vagas de ensino superior, os candidatos tiveram que responder uma questão dissertativa.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Ao todo, Alagoas conta com 78 locais de prova, sendo 22 em Arapiraca e 56 em Maceió. São mais de 30 mil candidatos apenas no estado, concorrendo a 6.640 vagas de ensino médio e superior em 21 órgãos federais. Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram em todo o país.

Os portões foram abertos às 7h30 e às 9h houve o início da aplicação. As provas da manhã terminam às 11h30, mas às 11h os candidatos já podem deixar as salas.

Durante a tarde, a maratona continua. Os portões são reabertos às 13h e fecham às 14h. As provas do segundo horário têm início às 14h30 e terminam apenas às 18h, mas é possível sair a partir das 16h30.

Os cadernos de provas serão divulgados ainda neste domingo, depois das 20h. Já os gabaritos das provas objetivas podem ser conferidos na terça-feira (20).