/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Alunos do Colégio Multivisão, de Arapiraca, conquistam medalha de ouro na Olímpiada Nacional de História do Brasil

Por Redação 27/08/2024 18h06 - Atualizado em 28/08/2024 19h07
Professor e alunos do Colégio Multivisão - Foto: Divulgação

Uma equipe de três alunos do 9° ano do Colégio Multivisão, localizado em Arapiraca, se destacou na disputa da Olimpíada Nacional de História do Brasil (OHNB) e conquistou a medalha de ouro na 16ª edição da competição promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A equipe, coordenada pelo professor Boozz Ferreira Ferro e composta pelos estudantes Evandro Cavalcante da Silva, Júlia Quintino de Farias e Analice Sandes Brito, teve o melhor resultado de Alagoas na Olimpíada, sendo a única que trouxe uma medalha de ouro para Arapiraca até agora e a segunda em Alagoas.

Ao todo, 17 equipes conseguiram o primeiro lugar, mas apenas 30% delas também eram formadas por estudantes de ensino fundamental. Vale ressaltar que docentes, graduandos, mestrandos doutorandos também participaram.

A OHNB deste ano teve 51.200 grupos inscritos, número que tornou essa edição a mais concorrida até o momento. Foram seis fases online até chegar na grande final realizada no campus da universidade no último fim de semana, com a presença de 340 equipes.

O tema escolhido pela organização do evento para a final foi a repatriação do Manto Tupinambá, devolvido ao Brasil recentemente pelo Museu Nacional da Dinamarca.

De acordo com a proprietária do colégio, Mary Nelma, esse resultado é motivo de muito orgulho. 

"Todos que fazem parte da instituição sentem-se orgulhosos pela conquista de nossos alunos. É um reconhecimento do esforço e dedicação de alunos e professores. Ter profissionais competentes e alunos dedicados ao nosso lado é um dos maiores pilares para chegar longe com muito sucesso! Sempre nos destacamos nas olimpíadas que participamos como, por exemplo, OBMEP, Canguru de Matemática, ONC, entre outras. Vale ressaltar que fomos a única escola no Nordeste a ser escolhida pelo Fiocruz com um projeto sustentável. E, neste ano de 2024, somos o terceiro lugar no ENEM. Os resultados obtidos em cada etapa nos tornam gratos e cada vez mais motivados a contribuir de forma mais significativa para nossa comunidade acadêmica", afirma.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Mary Nelma ressalta que o Multivisão também conseguiu ótimos resultados na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) de 2022. Na época, a então estudante do 8° ano, Maria Paula Jecey, teve a melhor pontuação de Arapiraca ao lado de dois alunos do Colégio Tiradentes, e conquistou um dos 200 notebooks distribuídos na competição.

Ainda em 2022, na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), o colégio foi premiado na categoria Destaques do Nordeste por causa de uma produção audiovisual de alunos do 6° ano sobre reciclagem de papel. A professora e um aluno que representou a turma foram ao Rio de Janeiro com todas as despesas pagas pela Fiocruz para participarem de passeios e do evento de premiação.

"Estamos sempre buscando incentivar os alunos a participarem das olimpíadas pois além de estimular a busca pelo conhecimento, permite o contato com outras pessoas, os alunos podem também ganhar diversas premiações e terem acesso a diversas vagas de cursos ofertados por universidades", conta Mary Nelma.