/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Escolas no Cinema: Em apenas um mês, projeto levou 1.300 estudantes da rede pública municipal de ensino ao Cine Penedo

Por Redação, com Assessoria 28/08/2024 20h08
Sessão no Cine Penedo - Foto: Divulgação

​O projeto Escolas no Cinema é o maior sucesso entre alunos e alunas da rede pública municipal de ensino em Penedo. Em apenas um mês, a iniciativa do governo Ronaldo Lopes levou 1.300 crianças ao Cine Penedo, equipamento reinaugurado em 2023.

Sem exibir filmes de forma regular desde 1962 e fechado em definitivo no final da década de 1970, o Cine Penedo foi reativado pra valer este ano, por meio de convênio que envolve a UFAL e a Prefeitura de Penedo.

Além do projeto Quarta de Cinema Livre, o equipamento cultural exibe sessões semanais para estudantes, com acesso gratuito nos horários manhã e tarde, graças a parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Turismo e Economia Criativa e também a UFAL, instituição responsável pelo Cine Penedo.

​Desde o seu início, em julho de 2024, crianças e adolescentes assistiram aos filmes O Menino do Pijama Listrado, Extraordinário e Meu Malvado Favorito, produções selecionadas com objetivo de divertir e promover a discussão de temas pedagógicos em sala de aula.

Para o secretário da SETUREC, um dos compromissos com a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, é a disseminação da cadeia do audiovisual em todas as esferas. “O Projeto Escolas no Cinema não somente reforça esse compromisso, mas, também, fomenta a inclusão de todas as idades na Sétima Arte”, destaca Jair Galvão.

“O projeto é maravilhoso e está sendo um momento de muita alegria para as nossas crianças. Um filme não somente proporciona um momento de distração e alegria, mas também de desenvolvimento do pensamento criativo, tendo em vista que as obras selecionadas abordam diferentes temáticas. Agradeço muito a oportunidade de proporcionar aos nossos alunos cinema gratuito”, afirma a técnica da SEMED, Josy Silva.


​“É a minha primeira vez no cinema e eu gostei bastante. Amei o filme e quero voltar outras vezes”, disse Arthur Silva, aluno do 4º ano da Escola Municipal Professora Helena de Oliveira Carvalho após assistir Meu Malvado Favorito.