/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Após rumores sobre mortes de funcionários de atacarejo em Maceió, secretaria descarta surto de meningite

Por Redação 08/10/2024 11h11
SMS descarta susto em atacarejo - Foto: Assessoria

Após rumores sobre mortes de funcionários de um atacarejo no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou os óbitos de duas pessoas no mês passado, mas descartou um surto de meningite no estabelecimento comercial. A pasta afirmou que eles morreram por tipos de meningite diferentes e uma das vítimas havia deixado o quadro de funcionários do estabelecimento comercial dois meses antes do falecimento.

De acordo com a SMS, os óbitos foram registrados nos dias 16/09 e 29/09 e foram monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica, mas foram encerrados após investigação.

"Um dos casos foi confirmado como Meningite Viral e o outro como Meningite Pneumocócica, sendo doenças com formas de evolução e transmissão distintas e sem vínculo epidemiológico entre si. Ressalta-se que um dos pacientes já não fazia mais parte do quadro de funcionários da empresa há dois meses", informou a pasta.

Um terceiro caso suspeito chegou a ser identificado durante uma visita na quinta-feira (3), mas o funcionário passou por avaliação médica e os infectologistas descartaram a hipótese de meningite. O paciente encontra-se estável e em monitoramento.

Na ocasião, a SMS levantou informações sobre os casos e reforçou orientações de controle e prevenção da doença.

"Desde o surgimento dos rumores, a SMS manteve contato com a gerência e o setor de Recursos Humanos da empresa, além dos profissionais de Medicina do Trabalho, fornecendo informações detalhadas sobre a Meningite e as medidas de prevenção e controle a serem adotadas no ambiente de trabalho.Uma atualização com 'Orientações Gerais sobre Meningites – Prevenção e Controle' foi agendada para os profissionais da unidade Mix Mateus Trapiche na próxima terça-feira (08/10), às 14h", destacou a pasta.

"A SMS reforça que todas as medidas necessárias para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e da população estão sendo tomadas. A situação está sob controle e não há motivos para pânico. Qualquer nova informação será prontamente divulgada. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde", completa.