Após rumores sobre mortes de funcionários de atacarejo em Maceió, secretaria descarta surto de meningite
Após rumores sobre mortes de funcionários de um atacarejo no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou os óbitos de duas pessoas no mês passado, mas descartou um surto de meningite no estabelecimento comercial. A pasta afirmou que eles morreram por tipos de meningite diferentes e uma das vítimas havia deixado o quadro de funcionários do estabelecimento comercial dois meses antes do falecimento.
De acordo com a SMS, os óbitos foram registrados nos dias 16/09 e 29/09 e foram monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica, mas foram encerrados após investigação.
"Um dos casos foi confirmado como Meningite Viral e o outro como Meningite Pneumocócica, sendo doenças com formas de evolução e transmissão distintas e sem vínculo epidemiológico entre si. Ressalta-se que um dos pacientes já não fazia mais parte do quadro de funcionários da empresa há dois meses", informou a pasta.
Um terceiro caso suspeito chegou a ser identificado durante uma visita na quinta-feira (3), mas o funcionário passou por avaliação médica e os infectologistas descartaram a hipótese de meningite. O paciente encontra-se estável e em monitoramento.
Na ocasião, a SMS levantou informações sobre os casos e reforçou orientações de controle e prevenção da doença.
"Desde o surgimento dos rumores, a SMS manteve contato com a gerência e o setor de Recursos Humanos da empresa, além dos profissionais de Medicina do Trabalho, fornecendo informações detalhadas sobre a Meningite e as medidas de prevenção e controle a serem adotadas no ambiente de trabalho.Uma atualização com 'Orientações Gerais sobre Meningites – Prevenção e Controle' foi agendada para os profissionais da unidade Mix Mateus Trapiche na próxima terça-feira (08/10), às 14h", destacou a pasta.
"A SMS reforça que todas as medidas necessárias para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e da população estão sendo tomadas. A situação está sob controle e não há motivos para pânico. Qualquer nova informação será prontamente divulgada. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde", completa.