/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Entrevista: Jonas Miguel, o rapper arapiraquense que brilhou na trilha sonora do desfile da Dendezeiro na SPFW

Por Gustavo Cândido 24/10/2024 08h08
Jonas Miguel - Foto: Cortesia

Mostrando elementos do Nordeste, a baiana Dendezeiro apresentou a coleção Brasiliano: Filhos do Sol na passarela da São Paulo Fashion Week (SPFW). E teve arapiraquense brilhando no desfile! Jonas Miguel, rapper nascido na cidade do Agreste de Alagoas, foi a voz da trilha sonora da marca.

Em entrevista ao Portal Já é Notícia, Jonas falou sobre sua trajetória e a experiência em um dos maiores eventos de moda do mundo.

Jonas começou no rap em 2020, gravando vídeos de forma amadora e postando nas redes sociais. Antes disso, sempre gostou da escrita, da poesia.

As publicações atraíram os olhares das pessoas, mas a busca por um espaço na música ainda demandaria muita persistência em meio ao processo de se enxergar como artista.

"Tentei fazer algumas músicas com produtoras daqui de Arapiraca, mas não me deram espaço. Havia produtores que só trabalhavam com artistas fixos e isso de certa forma também me frustrou. Apesar das dificuldades em ser um artista independente, acredito que a maior dificuldade que eu enfrentei foi me enxergar como artista, entender que o meu trabalho é único, minha voz é única, minha caneta é única. Apesar de tudo isso, continuei desenvolvendo, fazendo guias, compondo. Porque mesmo tendo muitas inseguranças, a música mantém algo em mim aceso, não sei explicar. Óbvio que como qualquer artista, creio eu que existem momentos que a gente se questiona ‘será que isso realmente é pra mim?’. Mas quando o trabalho é contínuo, aos poucos a gente vai ganhando segurança e respeito sobre si mesmo", disse Jonas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Ele conta que gastou todo o décimo terceiro quando tentou produzir uma música pela primeira vez. Em 2023, veio o primeiro lançamento, intitulado "Homem do Ano".

"Através dele conheci muita gente que começou a me apoiar nesse corre. Como não vivo plenamente da música, tenho poucos trabalhos, mas minhas letras falam muito sobre as coisas que vivi, sobre coisas que sinto. Utilizei do rap uma forma de me expressar e isso me tornou alguém muito mais forte", afirma.

Trilha do desfile

Jonas acompanha com admiração o crescimento da marca há alguns anos. A Dendezeiro, dos estilistas Hisan Silva e Pedro Batalha, foi lançada em 2019, com foco nas pessoas negras e no bem-estar de todos os tipos de corpos. Hoje, as peças são frequentemente vestidas por artistas como Gilberto Gil, Majur e Baco Exu do Blues.

"A Dendezeiro sempre teve um olhar voltado para narrativas de resistência através da moda, já no meu caso, as narrativas são feitas através do rap. Ambos traduzimos vivências e a expressamos. O rap é uma voz que narra histórias, cria identidade e luta por espaço, a Dendezeiro faz o mesmo, com o design e a estética das peças. Então, foi quase natural unir essas duas formas de arte no desfile", ressalta o arapiraquense.

O convite para a colaboração surgiu de forma natural, a partir dessas similaridades. A letra foi escrita em uma noite e os estilistas adoraram de cara. Como resultado da união entre esses talentos, a parceria foi um sucesso.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03

"Quando o desfile encerrou, Hisan me ligou para falar que tinha sido um sucesso... que eu era muito talentoso, que a trilha havia impactado no desfile e muitas pessoas estava perguntando ‘quem é o rapper?’. Quando a gente encerrou a ligação eu chorei bastante, ver meu trabalho sendo reconhecido e fazendo parte de um evento como o SPFW foi um marco, não só na minha carreira artística, como também pessoal", diz.

"A vibração do desfile, a proporção que tudo tomou, a energia das pessoas, e saber que meu trabalho estava ali, pulsando junto com a coleção, foi emocionante. É o tipo de experiência que me faz lembrar do porquê eu faço o que faço. Sou extremamente grato a Dendezeiro pelo convite. Essa colaboração representa o quanto o rap é mais do que música, é também sobre estilo, comportamento, identidade", completa.

Futuro

No momento, Jonas está trabalhando em seu primeiro EP, ainda sem título definido. Ele tem cinco músicas lançadas até agora e é possível conferi-las nesse link.

"Quero trazer novas músicas que reflitam minha evolução como artista e minha visão do mundo. Acredito que um trabalho completo irá permitir uma conexão maior com meu público".

Agora é aguardar para ver o que o rapaz que viveu boa parte da infância no bairro Brasília, como ele mesmo mostra com orgulho na capa do single "Ruas", reserva para os próximos trabalhos.