No Planetário de Arapiraca: Uneal realiza exposição 'Olhar Especial' com fotografias produzidas por pessoas com deficiência
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, vai promover no dia 22 de novembro a exposição “Olhar Especial”. O evento acontecerá no Planetário, próximo ao Lago da Perucaba, em Arapiraca, das 9h às 16h, e vai contar com registros fotográficos feitos por pessoas com deficiência (PCDs) vinculadas ao Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi de Arapiraca (CAEEP).
O objetivo da iniciativa é apresentar à comunidade os resultados do projeto, que utiliza a fotografia como ferramenta de inclusão, expressão artística e promoção da diversidade cultural. A exposição busca ampliar os debates sobre a valorização do protagonismo de PCDs em espaços educativos e artísticos.
O projeto “Olhar Especial”
A mostra é composta por fotografias captadas com celulares pelos alunos do CAEEP durante uma oficina ministrada em 2021 pela jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto. A iniciativa foi realizada por meio do Edital Vera Arruda, Lei Aldir Blanc, com o apoio voluntário de Silvestre Rizzatto.
Com o tema “cultura”, as imagens abordam aspectos do cotidiano, manifestações artísticas e expressões culturais do agreste alagoano. Para esta edição, as fotografias foram transformadas em telas Fine Art, garantindo maior impacto visual e qualidade de apresentação.
Inclusão e valorização artística
Além de destacar a importância do trabalho artístico de PCDs, o projeto propõe diálogos inclusivos entre diferentes públicos, incluindo alunos do ensino básico, técnico, médio e superior. A iniciativa busca evidenciar a arte como um meio de expressão e reafirmar o “lugar de fala” de pessoas com deficiência em espaços educacionais e culturais.
Após as exibições programadas em Arapiraca, as obras serão leiloadas em um evento organizado pela Associação Pestalozzi de Arapiraca. O valor arrecadado será dividido entre a instituição e os autores das fotografias, incentivando a continuidade da produção artística.
Programação
9h – Abertura oficial
10h – Roda de conversa: “Olhar Especial – A captação de imagens sob lentes fotográficas”
Participantes: Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto
Mediação: Maria Vitória Alexandre da Silva (discente de Pedagogia da Uneal/Campus 1).
Tarde – Exposição aberta ao público, com foco em escolas do município e na comunidade geral.
A exposição “Olhar Especial” é aberta ao público!