Forte chuva faz cidade de SP 'anoitecer' por volta das 17h e deixa mais de 130 mil imóveis sem luz
Após uma manhã e início de tarde com calor intenso nesta quinta-feira (28), em que termômetros de rua da capital paulista chegaram a marcar 35ºC, uma forte chuva colocou todas as regiões da capital em estado de atenção para alagamentos.
O estado de atenção foi decretado pelo CGE da Prefeitura de São Paulo por volta de 16h20. Às 18h foi finalizado.
Por conta da chuva, houve queda de energia, às 17h, eram 85.381 imóveis sem luz, cerca de 30 minutos depois, o número aumentou para 130 mil. Conforme as equipes da Enel foram trabalhando para o reestabelecendo, o número de imóveis no escuro foi caindo:
- Por volta de 18h, caiu para 118.174
- Às 19h, eram 109.699 imóveis afetados.
Em nota, a concessionária Enel informou que "as regiões mais afetadas no momento foram Oeste e Sul. A distribuidora acionou antecipadamente o plano de operação, com mobilização adicional das equipes em campo que seguem trabalhando para restabelecer a energia para os clientes que tiveram o serviço afetado."
A região mais atingida foi a Zona Sul da capital. No Campo Limpo, um motociclista quase foi arrastado pela enxurrada enquanto tentava segurar sua moto. A ação foi gravada por uma moradora. Ele consegue pegar o veículo com a ajuda de outro homem.
Na mesma região, o Terminal João Dias ficou alagado. Um passageiro que estava dentro de um ônibus no registrou o alagamento.
Segundo o CGE, a propagação de áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria formaram chuvas.
Imagens do radar meteorológico da prefeitura mostram pancadas isoladas e fraca, na Zona Sudeste, porém, nos municípios de Cotia, Barueri, Embu e Itapecerica da Serra chove forte com potencial para granizo. O órgão estima também raios e rajadas moderadas de vento de até 40 km/h.